Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA MESTRA E FOLCLORISTA NAIR DA ROCHA VIEIRA ( NAIR DA BERTINA )

• Atualizado

Nair da Rocha Vieira, conhecida também pelo pseudônimo de Nair da Bertina, nasceu no dia 06 de Junho de 1913, na cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, filha de Virgílio da Rocha Vieira e de dona Albertina Andrade de Mendonça.
O pai era filho bastardo de Epaminondas da Rocha Vieira, o "Barão de São Miguel", com a escrava Maria Rosa do engenho Varrela e neto de Ana Lins. A mãe era filha do folclórista Jacinto Mendonça. Estudou a pena a primeira série. Nair era casada e mãe de dois filhos: Irani e Benedito.
Iniciou a sua carreira artística com apenas quatorze anos de idade, onde foi designada pela mãe para ser a rainha oficial da Taieira.
Quando a mãe faleceu, Nair foi indicada para assumir o comando do grupo, pelo amor e dedicação as danças folclóricas e também por carregar nas veias o sangue de artista. Além da Taieira, Nair também comandava o Quilombo, o Toré e o bloco carnavalesco " Sinhazinha Flor ". O amor dela pelos folguedos era tão grande, que preferiu deixar o marido e seguir a sua carreira artística.
Nair era uma pessoa bastante religiosa, devota do Padre Cícero Romão Batista, ela ia sempre a Juazeiro participar das festividades comemorativas da morte e do nascimento do milagroso padre. Também todos os anos ela realizava a tradicional novena de São Sebastião, em frente a sua casa, com a presença da imagem do santo e da banda de pífanos da cidade de Jequiá da Praia, mas a maior atração da festa era o leilão e a apresentação da sua Taieira. Além de folclorista, Nair também engomava roupas e fazia bolo e doce, como por exemplo: cocada, pé de moleque e outras coisas mais...
A cidade de São Miguel dos Campos é o berço da Taieira aqui em Alagoas, graças ao esforço e a dedicação de Nair da Bertina e dos seus antepassados. Seu nome hoje, faz parte do contexto histórico, artístico e cultural do município.
Nair é considerada como Mestra da Taieira em Alagoas, título que foi dado pelo folclorista Théo Brandão, pelos relevantes serviços prestados à cultura alagoana e a cidade de São Miguel dos Campos.
Seus trabalhos estão registrados e documentados em livros e nos arquivos do Museu Fernando Lopes, no Arquivo Publico de Alagoas, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e na Secretaria Estadual de Cultura.do Estado.
Nair da Rocha Vieira é considerada pela família Rocha Vieira, principalmente, as irmãs Rochas, como a "Baronesa Negra de São Miguel" pelo fato dela ser neta do Barão de São Miguel.
Esta grande baluarte da cultura miguelense faleceu no dia 16 de junho de 1992, na cidade de São Miguel dos Campos.
Existe no município, duas ferramentas em sua homenagem, a Sala Folclórica, intitulada Nair da Rocha Vieira, situada na Casa da Cultura e a praça de frente ao Banco do Brasil, batizada com o seu nome.

( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )

0
4 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários