Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO COMERCIANTE E AGRICUTOR JOSÉ ABEL CARLOS MONTEIRO FILHO

• Atualizado

José Abel Carlos Monteiro Filho conhecido no município pelo pseudônimo de Zé Abel.
Nasceu no dia 23 de novembro de 1918, na cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas.
Zé Abel era uns dos nove filhos do Sr. José Abel Carlos Monteiro. Irmão de Ana, Joana, Antônia, Regina, Amélia, Pedro, Manuel e Sebastião Abel Carlos Monteiro.
Casou-se com Erundina Carlos Monteiro, conhecida como Dona Morena e desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Bernadete, Berenice, Rosenilda, Rosilda, Claudete, Cleonice, Benigno, José Carlos, João Carlos e José Abel Carlos Monteiro Neto.
Zé Abel era um homem de visão, determinado de pulso forte, simples e que tinha um pensamento voltado para o comércio. O mesmo era dono da Mercearia São José que funcionava em uma das dependências do antigo Mercado Público Municipal, onde até pouco tempo funcionava o SENAI. A mesma era localizada na Rua Dr. Rômulo de Almeida ao lado da Praça Coronel Miguel César Teixeira (Praça do Relógio).
Nesta época, Zé Abel abastecia toda região do município de São Miguel dos Campos como também as cidades circunvizinhas. A mercearia do renomado comerciante era o principal ponto de encontro da sociedade miguelense, lá eles debatia as notícias que rolavam na boca do povo, principalmente a política e a econômica do município.
Assumiu o cargo de delegado de polícia na década de cinquenta por pouco tempo, indicado pelo prefeito do município, nesta época, qualquer cidadão cívil poderia ocupar um cargo público, só bastava ter uma boa conduta e ter respeito na cidade.
Zé Abel era dono de uma propriedade, denominada de Andorinha, que ficava localizada na zona rural da cidade de Barra de São Miguel, onde investiu na plantação da cana - de açúcar, gerando emprego para a cidade de São Miguel dos Campos e para a cidade de Barra de São Miguel. Zé Abel contribuiu bastante para o crescimento e o desenvolvimento do comércio e da agricultura no município, seu nome está sempre presente na memória do povo miguelense como também registrado no contexto histórico - cultural do estado de Alagoas.
Este grande empreendedor do comércio local, faleceu no dia 31 de agosto de 1979, na cidade de São Miguel dos Campos, sua terra natal.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

.

.

.

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários