Portal Escritores

A RESIDÊNCIA DO BARÃO DE JEQUIÁ


 

O prédio em que funciona a Segunda Gerência Regional de Educação foi residência de Manuel Duarte Ferreira Ferro (Barāo de Jequiá ), por sinal a rua onde ele está localizado recebeu o seu nome em sua homenagem. Ele morou neste lindo casarão com sua esposa Ana Rita Angélica, depois da morte de Ana Lins, Manuel Duarte Ferreira Ferro foi designado para tomar conta dos engenhos: Prata, Ilha e o Novo Sinimbu, no distrito de Jequiá da Praia.
Anos depois sua esposa veio a faleceu no Engenho Prata e o Barāo casou-se logo em seguida com Maria Carolina da Costa Barros, a Baronesa de Jequiá.
Segundo comentário de alguns historiadores, este prédio é da mesma época do Sobrado da Baronesa ( Casa da Cultura ), 1827. Sua aparência tem uma estrutura de uma construção do século XIX, com característica de estilo Barroco e Rococó, com lindas fachadas arquitetônicas, sala ampla, corredor com vários quartos, piso de mosaicos e assoalho de madeira e um porão nos fundos da casa.
Acima da fachada do prédio existe um número datado de 1918, nada podemos afirmar, referente a esta data, pois não há registro nos arquivos da cidade. Algumas pessoas alegam, que este número era a maneira de identificar a quantidade de casas existentes na cidade de São Miguel dos Campos, já outros afirmam, que está data foi uma reforma que aconteceu no prédio. Por coincidência existe as iniciais do nome do seu proprietário: J. L. S.
Sabemos que o prédio, depois do Barāo passou a pertencer ao Sr. José Luiz Soares, pai do Ex. Prefeito Armando Soares, também já funcionou a prefeitura de São Miguel dos Campos.
Em 1963, o prédio foi transformado na Segunda Coordenadoria Regional de Ensino, na gestão do Governador Luiz Cavalcante que tinha como Secretário de Educação, Deraldo Souza Campos. Nesta época o prefeito de São Miguel dos Campos era o Sr. Moacir Cavalcante.
O prédio foi reformado e reinauguração no dia 30 de janeiro de 1982, na gestão do Governador Guilherme Palmeira e do Secretário de Educação, Dr. José de Medeiros. O município de São Miguel dos Campos era administrado pelo prefeito Manuel Ferreira de Amorim.
Em agosto de 1995, sofreu a sua segunda reforma no governo de Divaldo Suruagy e da Secretária de Educação, Eunice Auto da Silva Nonô. A cidade de São Miguel dos Campos era dirigida pelo prefeito Humberto Maia Alves.
Em 2000, teve a sua terceira reforma no governo de Ronaldo Lessa que tinha como Secretária de Educação e Desporto, Maria José Pereira Viana e o prefeito do município era Nivaldo Jatobá.
Em 2016, veio a quarta reforma na gestão do Governador Renan Filho e do Secretário de Educação, Luciano Barbosa. Na ocasião o prefeito de São Miguel dos Campos era George Clemente.
( Escrito por Ernande Bezerra de Moura ).











Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login