Portal Escritores

BIOGRAFIA DO ATOR MODESTO DE SOUZA

 

MODESTO DE SOUZA BITTENCOURT nasceu no dia 13 de novembro de 1894, na cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, filho de Manuel Ferreira de Souza e de dona Ana Rocha Bittencourt.
Seus pais eram humildes sertanejos, proprietários de uma pequenina farmácia localizada no centro da cidade. O jovem adolescente exercia a função de balconista na referida farmácia, seus pais queriam, que ele fosse comerciante.
Em 1912, chegava a cidade de São Miguel dos Campos, um circo, que se instalou num terreno baldio na proximidade do sítio da família Leitão, tendo como estrela principal do circo a atriz, bailarina e cantora Irene. Nesta época, Modesto de Souza tinha dezoito anos de idade e começou a frequentar constantemente o local e com seu jeito dócil fez amizade com o dono e com os artistas do circo e se apaixonou por Irene, o amor dele era tão grande, que resolveu abandonar a família para acompanhar o circo, por sinal, ele viajou escondido sem o consentimento dos pais.
Ao chegar no Rio de Janeiro, acaba o seu relacionamento com a bailarina espanhola, se afasta do circo e conhece o seu novo amor a jovem Elisa Ferreira de Macedo, natural da cidade de Araruna - PB e casa com ela em 1916 e desse laço matrimonial nasce Jackson de Souza, que trabalhou em diversas novelas da Globo.
Iniciou sua carreira de ator, trabalhando nos diversos segmentos das artes, tais como: Comédias, Musicais, Revistas e Cenas Dramáticas.
Na peça " Anastácio " ele teve o seu melhor momento no teatro, com o personagem Cachocinho, que seguia o Senhor Puntila e seu criado Matti, de Brecht e onde Canta o Sabiá, de Gestão Tojeiro.
Em 1939, ele também fez o papel de Cachocinho no filme Anastácio, repetindo o mesmo sucesso do teatro.
Este grande astro das artes cênicas e das artes cinematográficas, trabalhou ao lado de diversos atores consagrados no Brasil e no mundo, dentre eles: Mazzaropi, Tânia Carreiro, Mário Lago, Paulo Gracindo, José Lewgoy, Grande Otelo e Procópio Ferreira.
Participou dos seguintes filmes: Tico - Tico no Fubá em 1952, com grande atuação, O Orfeu do Carnaval em 1955, A Carrocinha em 1955, Rio 40 Grau em 1956, Terra em Transe em 1957, Osso, Amor e Papagaio em 1957, etc. 
Justiça seja feita, Modesto de Souza deixou um grande legado para o teatro e para o cinema brasileiro, seu nome hoje, está presente e registrado nos livros de histórias de Alagoas e do Brasil.
Este renomado ator alagoano, faleceu no dia 20 de Agosto de 1967, no estado do Rio de Janeiro.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )











Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Ernande Bezerra
Escrito por:
Ernande Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 31 de Julho de 2019

Atualizado em 21 de Setembro de 2019

Já foi visto 142 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


142
Leram
0
Vão ler

Tags