Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO ATOR MODESTO DE SOUZA

• Atualizado

Modesto de Souza Bittencourt nasceu no dia 13 de novembro de 1894, na cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, filho de Manuel Ferreira de Souza e de dona Ana Rocha Bittencourt.
Seus pais eram humildes sertanejos e proprietários de uma pequenina farmácia localizada no centro da cidade de São Miguel dos Campos.
O jovem adolescente exercia a função de balconista na referida farmácia. Seus pais queriam que ele fosse comerciante.
Em 1912, chegava a cidade de São Miguel dos Campos um circo, que se instalou em um terreno baldio próximo do sítio da família Leitão, tendo como estrela principal do circo a atriz, bailarina e cantora Irene. Nesta época Modesto de Souza tinha dezoito anos de idade e começou a frequentar constantemente o local e com seu jeito dócil fez amizade com o dono e com os artistas do circo, principalmente com Irene, que o levou a se apaixona. A paixão dele por ela era tão grande, que resolveu abandonar a família para acompanhar o circo. Não tendo a permissão dos pais para acompanhar o circo viajou mesmo assim, sem o consentimento deles, fugindo com o circo. Ao chegar no Rio de Janeiro o relacionamento dele com Irene acabou e ele se afastou do circo. Permanecendo no Rio ele conheceu a jovem Elisa Ferreira de Macedo, natural da cidade de Araruna - PB, e casa-se com ela em 1916, e teve um filho, Jackson de Souza, que se tornou um grande ator e atuou em diversas novelas da Globo.
Modesto iniciou sua carreira de ator, trabalhando nos diversos segmentos das artes, tais como: Comédias, Musicais, Revistas e Cenas Dramáticas. Na peça " Anastácio " ele teve o seu melhor momento no teatro, com o personagem Cachocinho, que seguia o Senhor Puntila e seu criado Matti, de Brecht e onde Canta o Sabiá, de Gestão Tojeiro.
Em 1939, ele também fez o papel de Cachocinho no filme Anastácio, repetindo o mesmo sucesso do teatro.
Este grande astro das artes cênicas e das artes cinematográficas, trabalhou ao lado de diversos atores consagrados no Brasil e no mundo, dentre eles: Mazzaropi, Tânia Carreiro, Mário Lago, Paulo Gracindo, José Lewgoy, Grande Otelo e Procópio Ferreira.
Participou dos seguintes filmes: Tico - Tico no Fubá em 1952, com grande atuação, O Orfeu do Carnaval em 1955, A Carrocinha em 1955, Rio 40 Grau em 1956, Terra em Transe em 1957, Osso, Amor e Papagaio em 1957, etc.
Justiça seja feita, Modesto de Souza deixou um grande legado para o teatro e para o cinema brasileiro, seu nome hoje, está presente e registrado nos livros de histórias de Alagoas e do Brasil.
Este renomado ator alagoano faleceu no dia 20 de Agosto de 1967, no estado do Rio de Janeiro.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários