Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DO ANTIGO SOBRADO DOS PORTUGUESES, SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

• Atualizado

O sobrado dos portugueses foi construído no final do século XIX, ele pertencia ao casal de lusitano, Maria Portuguesa e Lucas, conhecido também como mestre Lucas. Ambos vieram ainda crianças para o Brasil e na fase de adolescência se conheceram no estado de São Paulo e se casaram.
Anos depois, o determinado casal de portugueses vieram tentar a sorte no estado de Alagoas, obviamente na cidade de São Miguel dos Campos. Com pouco tempo, Lucas foi designado para trabalhar como Mestre de Tecelagem na Companhia Miguelense de Fiação e Tecidos São Miguel, também conhecida como Fábrica Sebastião Ferreira, de propriedade do industrial Bernardo Lopes. Aproximadamente em 1935.
O mesmo residia com a esposa neste luxuoso solar, comprado a um conterrâneo seu. O solar era de característica portuguesa, no estilo eclético e neoclássico, com salas amplas, pisos revestidos de mosaicos e madeiras e fachada decorada com azulejos, e vasos de porcelana trazidos da Europa.
Além do casal de portugueses, também morava no sobrado os seguintes filhos do casal: Lúcia, Zilda, Alzira, Irene, Lucas, Nelson e Antônio.
No decorrer dos anos, mestre Lucas separou-se da esposa, apaixonado pela empregada da casa e foi morar com ela em outro lugar, deixando a esposa com sete filhos, morando no prédio.
Nos longos dos anos, Maria Portuguesa estava muito doente e antes dela falecer, a família vendeu o sobrado para o Sr. Edgar Gomes, que instalou no local uma loja de material esportivo e de variedades. Também o comerciante exercia no local, a sua profissão de alfaiate. Além da loja, funcionava também na parte baixa do prédio, diversos compartimentos comerciais, tais como: Consultório Odontológico, Escritório de Advocacia, Curso Temporário de Datilografia, Curso Preparatório para Concurso Público e para o Vestibular e uma Xérox de Chaves e Carimbos. Já na parte alta, o espaço era cedido para os ensaios de grupos musicais e teatrais. Às vezes, o espaço também servia de hospedaria para algumas pessoas carentes da cidade. Já na frente do prédio, havia uma banca de concerto de relógio, de propriedade do Sr. Cícero Relojoeiro.
Infelizmente por falta de manutenção e de preservação adequada para o prédio, o inevitável aconteceu, o prédio foi deteriorado pelo tempo. O mesmo foi demolido pela equipe da prefeitura para evitar um acidente ambiental. É claro, com autorização do proprietário. Isto aconteceu em 2009.
Sabemos que o recurso é muito alto para restaurar um prédio, às vezes o proprietário não tem condição de mantê-lo em atividade, nesta hora, não aparece ninguém para ajudá-lo. Quem mais perde com isto, é a história e a cultura do município.
O antigo Sobrado dos Portugueses, ficava localizado na Rua Barão de Jequiá, de frente para o Shopping Cinema.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários