Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO DOUTOR E ESCRITOR AGATÂNGELO VASCONCELOS

• Atualizado

Agatângelo Vasconcelos nasceu no dia 19 de junho de 1939, no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no povoado Bernardo Lopes, antigo Sebastião Ferreira, onde funcionava na época a Companhia Miguelense de Fiação e Tecidos São Miguel, filho de Odilon Teixeira Vasconcelos e de dona Iracema Vasconcelos.
Casou-se com Simone Vasconcelos e com ela teve os seguintes filhos: Alexandre, André, Álvaro e Ivana Vasconcelos.
Estudou o primário na sua terra natal e concluiu o secundário no Colégio Batista Alagoano. Diplomado em medicina pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, em 1963, na área de psiquiatria, bacharel em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH, da UFAL, em 1971, Professor titular de psiquiatria da Escola de Ciências Médicas de Alagoas - ECMAL, Professor assistente em concurso público da disciplina de elementos de psicopatologia na Faculdade de Educação da UFAL e Professor de higiene mental e psiquiatria da Escola de Serviço Social. Eita sócio da Academia Maceioense de Letras - AML, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - IHGAL, da Academia Alagoana de Medicina e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES, (Regional de Alagoas).
Como escritor publicou várias obras Literárias, dentre elas, Sagrado Coração Exposto - Poesias, em 1981, O Asilo de Santa Leopoldina - Aspecto Históricos e Sociais - Ensaio, com qual foi agraciado com o prêmio " Costa Rego " pela Academia Alagoana de Letras, em 1985, Fratricídio em Carahybas, em 1991, Roberto Lopes - Cores do Tempo e do Espaço, em 2000 e a Coletânea - Três Contos - Algumas Crônicas - Certas Poesias, em 2003.
Agatângelo Vasconcelos era considerado pela mídia como uns dos melhores médicos do estado de Alagoas. Com certeza, seu nome está imortalizado no contexto médico e literário de Alagoas como também está incluído na história e na cultura do município de São Miguel dos Campos.
O renomado médico, poeta, escritor e historiador faleceu no dia 15 de agosto de 2019, na cidade de Maceió. Seu corpo está sepultado no cemitério Parque das Flores.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários