Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO CAPITÃO DE ORDENANÇA MANUEL VIEIRA DANTAS

• Atualizado

MANUEL VIEIRA DANTAS

Manuel Vieira Dantas, nasceu no município de Penedo, em 1769. Originário da tradicional família Rocha Dantas do baixio do São Francisco. Filho de Jerônimo Cavalcanti Dantas e dona Catarina Vieira Dantas.
Manuel Vieira Dantas ganhava a vida como comerciante de gado, ele trazia a boiada do alto sertão alagoano, para negociar nos grandes engenhos de açúcar, principalmente nos engenho da zona da mata.
Nas suas andanças pela região, conheceu a senhorita Ana Maria José Lins, viúva de Lourenço Bezerra da Rocha e mãe de duas filhas, Mariana e Antônia Arnalda Bezerra da Rocha.
Ana Maria José Lins era proprietária do engenho Sinimbu e durante as viagens, Manuel Vieira Dantas se hospedava em sua residência. E os dois, começaram a ter um relacionamento de amizade, chegando ao ponto de se casar. O casamento aconteceu em 1790.
Desse casamento nasceram os seguintes filhos: Francisco Frederico da Rocha Vieira, Manuel Duarte Ferreira Ferro, Ignácio de Barros Vieira Cajueiro, Francisca Vieira Lins, Ana Luisa de Albuquerque Maranhão e João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu.
Manuel Vieira Dantas foi condecorado como Capitão de Ordenança de São Miguel. E foi uma das figuras de destaque na Revolução Pernambucana em 1817 e na Confederação do Equador em 1824. Também os filhos, Francisco Frederico e Manuel Duarte Ferreira Ferro, participaram das duas devoluções.
Infelizmente, o movimento dos revolucionários fracassou. E Manuel Vieira Dantas foi perseguido, assim como seu filho Francisco Frederico, os quais foram presos e conduzidos ao cárcere do Recife, condenados à morte.
Devido ao prestígio da família, suas penas foram comutada. Francisco Frederico permaneceu no Recife. Já Manuel Vieira Dantas, foi transferido para o presídio do Rio Negro, na Amazônia.
Graças à luta incansável do seu filho, Manuel Duarte Ferreira Ferro. Ambos, foram soltos e retornaram para São Miguel, obviamente para o engenho Sinimbu.
Manuel Vieira Dantas foi predestinado para a luta. Um idealista que honrou com dignidade os direitos da nossa liberdade, seu nome deveria ser mais divulgado nos livros e nas histórias de Alagoas.
O nobre capitão faleceu em 30 de julho de 1850.

( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários