Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO BARÃO DE SÃO MIGUEL EPAMINONDAS DA ROCHA VIEIRA

• Atualizado

Epaminondas da Rocha Vieira, nasceu no dia 17 de outubro de 1836, na zona rural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, num lugar denominado de engenho Varrela, filho de Francisco Frederico da Rocha Vieira e de dona Maria Accioly. O pai foi um dos participantes da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador em 1824, ao lado da mãe Ana Lins e do pai Manuel Vieira Dantas. A mãe era filha de Antônia Analda da Rocha Cavalcanti, filha do primeiro casamento de Ana Lins com Lourenço Bezerra da Rocha.
Epaminondas era casado com Antônia Leopoldina da Rocha Vieira, sua prima e bisneta de Ana Lins. O casal não podia ter filhos, pois, Antônia Leopoldina sofria de um problema de infertilidade e não conseguia engravidar. Então ela resolveu adotar uma criança, que recebeu o nome de Alzira. Alzira era filha bastarda de Epaminondas com uma escrava.
Com o falecimento do pai, Epaminondas recebeu como herança o engenho Varrela e posteriormente o Engenho Sinimbu. Segundo a escritora Maria Acioli Cavalcanti da Rocha, Epaminondas foi contemplado com o título de "Barão de São Miguel com grandeza", em 18 de dezembro de 1870. O título foi concedido pelo rei de Portugal, Dom. Luís, em virtude de um valioso donativo que fez a um estabelecimento de caridade da cidade de Setúbal, Portugal. A carta nobiliárquia foi outorgado pelo Imperador Dom Pedro II, na sua vinda a Alagoas. Porém, na historiografia de Alagoas, há outra versão. De acordo com os pesquisadores, Epaminondas recebeu o título sem grandeza, no dia 18 de dezembro de 1878. Por sinal, este assunto foi postado no site da história de Alagoas.
Antes, de ser condecorado como Major da Guarda Nacional, Epaminondas da Rocha Vieira teve seu nome publicado nos jornais como sendo vítima de atentado em São Miguel dos Campos, no dia 24 de março de 1876, o acusado do disparo foi o Tenente - Coronel Antônio Máximo que usou uma bacamarte para atingi - lo.
Mas uma vez, o barão teve outro caso com a escrava Maria Rosa, mãe de Alzira e desse relacionamento nasceu Virgílio, pai de Nair da Rocha Vieira, mas conhecida como Nair da Albertina. Neste dia, a cidade transformou-se numa grande manifestação de protesto e comentários sobre o fato, a Baronesa teve que arrumar um casamento às pressas para Rosa afim de salvar a honra e a dignidade da sua família. O barão residia com a esposa e a filha no sobrado onde hoje, a Casa da Cultura.
Epaminondas da Rocha Vieira, o "Barão de São Miguel", faleceu no dia 20 de julho de 1897, na cidade de Maceió. Seu corpo está sepultado no Cemitério de Nossa Senhora da Consolação, na cidade São Miguel dos Campos. No corredor esquerdo da capela.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários