Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA BARONESA DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, ANTÔNIA LEOPOLDINA DA ROCHA VIEIRA

• Atualizado

 

Antônia Leopoldina da Rocha Vieira (Baronesa de São Miguel dos Campos) nasceu no dia 17 de julho de 1839, na cidade alagoana de Anadia, filha de Manuel de Morais Bastos e de dona Antônia Leopoldina Augusta da Rocha Bastos. A mãe era filha de Antônia Arnalda da Rocha Cavalcanti e neta de Ana Maria José Lins.
Casada com o Barão de São Miguel, Epaminondas da Rocha Vieira pertencente à linhagem do Barão e Visconde de Sinimbu.
O Casal não teve filhos, pois Antônia Leopoldina sofria de um problema de infertilidade.
A Baronesa era uma mulher muito bonita, ativa e que tinha um profundo conhecimento nas áreas domésticas e cívicas.
A sua residência era o ponto de encontro da alta sociedade miguelense como também das grandes reuniões dos senhores de engenhos, onde eram debatidos as questões relacionadas a política e a econômia da cidade de São Miguel dos Campos.
Durante os encontros, a Baronesa oferecia aos presentes, diversas atrações culturais, tais como: Sarau de Poesias, Concerto de Piano e Bailes de Máscaras, que eram realizados na parte alta do luxuoso sobrado.
Antônia Leopoldina viveu seus últimos anos de vidas, neste fabuloso solar, onde hoje funciona a Casa da Cultura, além dela, também morava seu esposo e sua sua filha bastarda, Alzira, filha de Epaminondas com Maria Rosa, mãe de cria do Engenho Varrela.
Por causa dessas grandes realizações acontecidas em sua residência, o sobrado ficou imortalizado dentro do contexto histórico e cultural do município como o "Sobrado ou Palacete da Baronesa".
Antônia Leopoldina da Rocha Vieira, faleceu no dia 27 de maio de 1914. Seu corpo está sepultado no cemitério de São Miguel dos Campos ao lado do seu esposo, o " Barão de São Miguel ".

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )

0
335 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários