Portal Escritores

BIOGRAFIA DO PREFEITO PEDRO FERNANDES DA COSTA

 

Pedro Fernandes da Costa nasceu no município de Olho D' Água das Flores, estado de Alagoas, no dia 29 de julho de 1913, filho de Antônio da Costa e de dona Francisca Fernandes da Costa.
Casou-se com Nadir Barbosa de Almeida e desse casamento nasceram os seguintes filhos: Vera, Dinair, Paulo, Roberto e José Fernandes.
Era dono de uma propriedade na região de São Miguel dos Campos e um grande fornecedor de cana - de - açúcar.
Assumiu o cargo de Vereador na gestão do Prefeito José de Medeiros Apratto, de 1946 a 1950 e logo em seguida foi eleito Prefeito do município, onde realizou diversas obras em prol do desenvolvimento de São Miguel dos Campos, entre elas: a pavimentação da Rua do Cemitério e da Rua da Barreira.
Quando faltava um ano para terminar o mandato, Pedro Fernandes da Costa se afasta do cargo por motivo de doença e assume o seu lugar o presidente da Câmara de Vereador, Antônio Coimbra, neste tempo, não existia vice - prefeito.
Ele administrou o município de 1951 a 1954 e Antônio Coimbra de 1954 a 1955.
Exerceu as seguintes funções: Administrador e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos (Hospital Dr. José Inácio), Presidente do Ambulatório João Soares Palmeira e foi um dos colaboradores na construção da Igreja de São Benedito.
Pedro Fernandes da Costa era dono do posto de gasolina "Esso" e comerciante de couro de boi. Sua salgadeira ficava localizada do lado do referido posto, os couros eram vendidos e transportados para o estado do Rio Grande do Sul.
Em sua homenagem foi construída na cidade uma avenida que presta o seu nome, intitulada de "Avenida Prefeito Pedro Fernandes da Costa".
Boa parte dos seus bens, foram alugados a prefeitura de São Miguel dos Campos, como por exemplo: O local onde funciona o Bandejão, a Escola de Música Francisco e Abelardo Lopes, o depósito de limpeza urbana, a garagem e a oficina da prefeitura, além de outros compartimentos comerciais que foram locados para alguns comerciantes da cidade, como por exemplo: o complexo comercial onde está instalado o Posto de Gasolina Esso.
Pedro Fernandes da Costa deixou um grande legado de vida e de empreendedorismo para a cidade de São Miguel dos Campos.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )











Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Ernande Bezerra
Escrito por:
Ernande Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 05 de Setembro de 2019

Atualizado em 21 de Setembro de 2019

Já foi visto 87 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


87
Leram
0
Vão ler

Tags