Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO PREFEITO PEDRO FERNANDES DA COSTA

• Atualizado

 

Pedro Fernandes da Costa nasceu no município de Olho D' Água das Flores, estado de Alagoas, no dia 29 de julho de 1913, filho de Antônio da Costa e de dona Francisca Fernandes da Costa.
Casou-se com Nadir Barbosa de Almeida e desse casamento nasceram os seguintes filhos: Vera, Dinair, Paulo, Roberto e José Fernandes.
Era dono de uma propriedade na região de São Miguel dos Campos e um grande fornecedor de cana - de - açúcar.
Assumiu o cargo de Vereador na gestão do Prefeito José de Medeiros Apratto, de 1946 a 1950 e logo em seguida foi eleito Prefeito do município, onde realizou diversas obras em prol do desenvolvimento de São Miguel dos Campos, entre elas: a pavimentação da Rua do Cemitério e da Rua da Barreira.
Quando faltava um ano para terminar o mandato, Pedro Fernandes da Costa se afasta do cargo por motivo de doença e assume o seu lugar o presidente da Câmara de Vereador, Antônio Coimbra, neste tempo, não existia vice - prefeito.
Ele administrou o município de 1951 a 1954 e Antônio Coimbra de 1954 a 1955.
Exerceu as seguintes funções: Administrador e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos (Hospital Dr. José Inácio), Presidente do Ambulatório João Soares Palmeira e foi um dos colaboradores na construção da Igreja de São Benedito.
Pedro Fernandes da Costa era dono do posto de gasolina "Esso" e comerciante de couro de boi. Sua salgadeira ficava localizada do lado do referido posto, os couros eram vendidos e transportados para o estado do Rio Grande do Sul.
Em sua homenagem foi construída na cidade uma avenida que presta o seu nome, intitulada de "Avenida Prefeito Pedro Fernandes da Costa".
Boa parte dos seus bens, foram alugados a prefeitura de São Miguel dos Campos, como por exemplo: O local onde funciona o Bandejão, a Escola de Música Francisco e Abelardo Lopes, o depósito de limpeza urbana, a garagem e a oficina da prefeitura, além de outros compartimentos comerciais que foram locados para alguns comerciantes da cidade, como por exemplo: o complexo comercial onde está instalado o Posto de Gasolina Esso.
Pedro Fernandes da Costa deixou um grande legado de vida e de empreendedorismo para a cidade de São Miguel dos Campos.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )

0
292 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários