Portal Escritores

BIOGRAFIA DE OLINDINA PEREIRA DE MOURA

 

Olindina Pereira de Moura, conhecida também pelo pseudônimo de Dona Arlinda.
Nasceu no dia 19 de março de 1931, no município alagoano de Atalaia, filha de Luiz Gomes da Conceição e de dona Josefa Marcelina Pereira da Conceição.
Em 1937, ainda criança, olindina veio morar com a família num lugar denominado de Sítio Pedra Limpa, localizado na zona rural da cidade de Boca da Mata.
Por volta de 1944 à família veio tentar a sorte na cidade de São Miguel dos Campos, obviamente em busca de refazer de novo a vida. Neste tempo, Olindina contava com quatorze anos de idade.
Em 1946, aos dezesseis anos de idade, conhece o açougueiro Fernando Bezerra de Moura, conhecido como Fernando Marchante e casa com ele e desse casamento nascem dezesseis filhos, sendo que dois morreram prematuros e quatro recém nascidos, os demais estão vivos: Hilda, Zilda, Edvaldo, Edmilson, Edvan, Edeildo, Edeilton, Djair, José Fernandes e Ernande Bezerra de Moura.
Trabalhou na década de quarenta na Companhia de Fiação e Tecidos Vera Cruz e teve que aumentar dois ano no contrato, pois a mesma era de menor.
Na década de cinquenta, ela abandona o emprego para trabalhar ao lado do marido como vendedora de vincera "fato de boi" no antigo Mercado Público Municipal, onde hoje, funciona o Senai.
Anos depois, ela deixa os afazeres do mercado para cuidar especificamente da casa e dos filhos.
Olindina era uma mulher bastante educada e conselheira, apesar de analfabeta, ela tinha um profundo conhecimento na área doméstica e nos bons modos de vida.
Sua casa era o ponto de encontro de toda família, principalmente nas festas comemorativas, ao dia das Mães, dos Pais, Natal e Ano Novo. Olindina era uma ótima cozinheira.
Ela hoje, está presente no contexto histórico e cultural do município e seu nome faz parte da galeria dos imortais da cidade de São Miguel dos Campos.
Em sua homenagem foi edificada uma praça que presta o seu nome, intitulada de "Praça Olindina Pereira de Moura" localizada no loteamento Esther Soares Torres.
Esta grande baluarte da nossa história, faleceu no dia 14 de setembro de 2017, seu corpo está sepultado no cemitério da cidade de São Miguel dos Campos.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )













Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Ernande Bezerra
Escrito por:
Ernande Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 07 de Setembro de 2019

Atualizado em 21 de Setembro de 2019

Já foi visto 111 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


111
Leram
0
Vão ler

Tags