Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO BARÃO DE JEQUIÁ MANUEL DUARTE FERREIRA FERRO

• Atualizado

Manuel Duarte Ferreira Ferro, nasceu no dia 11 de abril de 1795, no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, na casa grande do engenho Sinimbu, hoje, Usina Caeté. Filho de Manuel Vieira Dantas e de Ana Maria José Lins.
Manuel Duarte Ferreira Ferro foi o personagem mais importante da Revolução Pernambucana em 1817 e da Confederação do Equador em 1824, ao lado do pai Manuel Vieira Dantas, da mãe Ana Lins e do irmão Francisco Frederico da Rocha. Ele também comandou o contingente militar contra a Cabanada em 1832 e 1835, em Jacuípe, na Bahia.
Casado com Ana Rita Angélica Couto, filha do português Manoel Medeiros Couto e de dona Rita Angélica, desse casamento nasceram os seguintes filhos: Guilherme Duarte Ferreira Ferro, Manoel Ferreira Ferro, Julieta Júlia Palmeira, Ana Carolina Ferro, María Vieira Dantas e Francisca Umbelina Ferro. Sua esposa faleceu ainda jovem de uma epidemia.
Foi dono dos engenhos: Ilha, depois Novo Sinimbu (hoje Usina Sinimbu), Jequiá do Fogo e Prata.
Manuel Duarte Ferreira Ferro foi Capitão, Coronel, Tenente-Coronel e Comandante Superior da Guarda Nacional de São Miguel dos Campos e da Cidade de Alagoas.
No dia 14 de abril de 1859, Manuel Duarte Ferreira Ferro recebeu o título de Barão de Jequiá com grandeza, quando da visita da família imperial a Província de Alagoas.
Também foi condecorado como Comendador Imperial da Ordem da Rosa.
Depois de ter recebido o título de Barão, ele casou com Maria Carolina da Costa Barros (a Baronesa de Jequiá), filha do Capitão Mathias da Costa Barros e de dona Francisca Maria de Araújo, no dia 30 de agosto de 1859.
O casal teve três filhos: Manuel Duarte Ferreira Ferro, Ana Duarte Vieira Ferreira e João Duarte Vieira Ferreira.
O estimado Barão, faleceu no dia 31 de maio de 1870, no engenho Ilha, aos setenta e cinco anos de idade.
Seu corpo está sepultado no Cemitério de Nossa Senhora da Consolação, na cidade de São Miguel dos Campos, ao lado de Ana Rita Angélica, sua primeira esposa e dos Barões de São Miguel, Epaminondas da Rocha Vieira e Antônia Leopoldina da Rocha Vieira.
Existe na cidade de São Miguel dos Campos, uma rua em sua homenagem, intitulada de " Rua Barão de Jequiá ".

( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários