Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO MÉDICO E POLITICO MANUEL SAMPAIO MARQUES

• Atualizado

Manuel Sampaio Marques, médico, escritor, professor e político, nasceu no complexo do engenho Zumbi, zona rural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 24 de maio de 1866, filho do Capitão Antônio Jerônimo Marques e de dona Jacunda Catharina de Sampaio Marques.
Iniciou seus estudos em 1872 e concluiu o ginasial no Colégio Liceu Alagoano em Maceió, matriculou-se na Escola Máter de Medicina do Brasil, em Salvador e foi diplomado como doutor no dia 23 de novembro de 1890.
Em 1844, casou-se com sua prima, Carolina de Sampaio Marques, nascida na cidade de São Miguel dos Campos, filha do Coronel João Correia Sampaio.
O casal teve os seguintes filhos: Antônio Marinho de Gusmão (filho de criação), Maria Anunciada de Botelho Marques (filha adotiva), Elza Barros de Sampaio Marques e Ema de Sampaio Marques.
Pertenceu ao quadro social do Instituto Arqueológico e Geográfico de Alagoas, da Sociedade de Medicina de Alagoas e da Loja Maçônica Perfeita Amizade Alagoana.
Em 16 de julho de 1894, assumiu o cargo de governador do Estado de Alagoas, por apenas um dia, em consequência dos acontecimentos que levou à deposição do então governador Gabino Besouro.
Elegeu-se Deputado Estadual para a terceira legislatura, de 1895 a 1896 e Prefeito Intendente de Maceió, de 1905 a 1907 e Deputado Federal de 1906 a 1908 e de 1909 a 1912.
Exerceu a profissão de professor no Colégio Liceu Alagoano, lecionando física e química e posteriormente foi diretor da Instituição.
Desempenhou um excelente papel no Hospital de Caridade na área de Higiene e foi um dos fundadores da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, a qual foi diretor geral, de 1912 a 1916.
Sua esposa faleceu no dia 22 de novembro de 1921, onde foi encontrado um manto sagrado sobre seu túmulo que originou a Lenda da Mulher da Capa Preta.
O consagrado doutor, faleceu no dia 02 de julho de 1951, ambos estão sepultados no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Maceió.
Em São Miguel dos Campos, existe uma rua em sua homenagem, no loteamento Bela Vista, denominada de " Rua Dr. Sampaio Marques ". Também na cidade de Maceió, existem diversas ruas e avenidas que prestam o seu nome.

( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários