Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO ADVOGADO E JUIZ DE DIREITO MIGUEL SOARES PALMEIRA FILHO

• Atualizado

Miguel Soares Palmeira Filho nasceu no dia 10 de setembro de 1865, na zona rural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, em uma das dependências da casa grande do engenho Prata. Filho do Comendador e Barão de Coruripe, Miguel Soares Palmeira e de dona Julieta Júlia, filha de Manuel Duarte Ferreira Ferro, o Barão de Jequiá.
Casou-se no dia 31 de maio de 1904, com trinta e nove anos de idade, com Thereza Ferro Soares Palmeira, na Matriz de Nossa Senhora do Ó. Thereza Certo Palmeira foi uma das paraninfas da criação da Santa Cruz de Misericórdia do Hospital Dr. José Inácio de São Miguel dos Campos, em 20 de julho de 1919. Nascida no engenho Góis de São Miguel dos Campos, no dia 16 de junho de 1864 e tendo falecida com cinquenta e sete anos de idade. Thereza Ferro Palmeira era prima do marido e filha de Guilherme Ferreira Ferro e de dona Teresa Texeira Leite da cidade de Anadia.
O casal teve os seguintes filhos: Guilherme (Falecido com nove anos), Monsenhor Luiz Soares Palmeira (Exerceu as funções de Reitor do Seminário de Maceió), Francisco Soares Palmeira, Jorge Soares Palmeira, Celso Soares Palmeira e Rui Soares Palmeira.
Ingressou em 1881, na Faculdade de Direito do Recife, depois de formado foi designado para o estado de Mato Grosso, onde ocupou o cargo de Juiz de Direito, de Diretor da Imprensa Oficial e de Secretário Particular do Governador Silvério Neri.
Em Alagoas foi Chefe de Polícia e Secretário de Segurança do Governo Gabino Besouro e Secretário do Interior do Governo do Coronel José Vieira Peixoto.
Em junho de 1889, seu pai ia ser condecorado com o título de Barão de Coruripe, pelo então Imperador do Brasil, Dom. Pedro II. Porém não chegou a receber a carta nobiliàrquia, pelo fato do Brasil ter passado a condição de República. Mas na historiografia de Alagoas, ele é considerado como barão.
Miguel Soares Palmeira Filho era membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Alagoas - IHGA.
O filho do Barão de Coruripe, faleceu no dia 01 de agosto de 1921, com cinquenta e seis anos de idade. Seu corpo está sepultado no campo santo da fazenda Prata, no município do Jequiá da Praia.
* Obs: Antigamente o engenho Prata ficava localizado nas terras de São Miguel dos Campos, depois que o distrito de Jequiá da Praia passou à condição de cidade, o Prata passou a pertencer a este município".

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários