Tema Acessibilidade

O CINEMA CINE - FOX DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS E A SUA TRAJETÓRIA.

• Atualizado

O antigo cinema Cine - Fox da cidade de São Miguel dos Campos, foi construído, aproximadamente em 1953.
O prédio foi alavancado por Humberto Maia Alves, com ajuda de outras pessoas. O maior colaborador dessa obra, foi o industrial Abelardo Lopes, proprietário da Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel, também conhecida popularmente, como Fábrica de Tecidos Sebastião Ferreira.
De acordo com os relatos da família, o cinema começou a funcionar, logo após a sua inauguração, mais ou menos, em 1955. Com a denominação de Cine - Fox.
O cinema era administrado pelo próprio dono, com a ajuda dos filhos, cada filho, administrava um setor. Inclusive o proprietário do cinema, fazia questão de está presente todas as noites, administrando os expectadores para seus devidos lugares. O único trabalhador contratado do cinema, era o operador de máquina, conhecido por Damião.
O cinema ficava localizado na Rua Barão de Jequiá, bem no centro da cidade.
O cinema era o ponto de encontro dos jovens e da sociedade miguelense. Por sinal, muitos deles, hoje estão casados, por conta dos encontros constantes no ambiente.
Eram exibidos filmes cinematográficos de diversas modalidades. O filme que mais chamou a atenção do público, foi o filme "Coração de Luto". O mesmo retratava o episódio da morte da mãe de Teixeirinha e ao tempo, a vida e a luta do cantor.
Este filme, fez muita gente chorar, ele ficou em cartaz, por mais de duas semanas.
Em datas comemorativas, o palco do cinema era cedido para as realizações das festividades alusivas ao dia das mães e ao dia das crianças. Os eventos eram promovidos pela antiga Rádio Caeté Am e, patrocinados pelas indústrias e pelo comércio local. Durante os eventos, havia entrega de prêmios e de presentes para as mães e para a criançada. No decorrer dos eventos, eram realizados os festivais de calouros, administrado pelo Articulador de Cultura, José Barbosa de Moura, em parceria com o Radialista, Antônio José.
Também o palco servia para as apresentações dos artistas da terra como também para os cantores nacionais, como por exemplo: Fernando Mendes, Jerry Adriano, Valdeck Soriano, José Ribeiro e entre outros.
Antes ou no decorrer da exibição do filme, acontecia fatos e histórias engraçadas, figuras folclóricas, que deixaram seus nomes gravados na memória do povo miguelense. Como Chico Jatobá, Barbuia e a dupla de comediantes, Zé Bilia e Zé Neném. O dono do estabelecimento ficava louco da vida, principalmente com as palhaçadas dos dois comediantes.
Muitas pessoas contribuíram com a história e com o desenvolvimento e o crescimento do estabelecimento. Foi o caso de José Caruaru, que vendia cachorro quente de frente ao cinema. Mané Bonitinho, que tinha uma banca de confeitos dentro do ambiente e o Sr. Arão com o seu carrinho de mantimentos.
Infelizmente o cinema foi extinto e o prédio foi vendido para o empresário Luiz Jatobá. Hoje no local do cinema, funciona um posto de gasolina e um shopping, intitulado de "Shopping Cinema".

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários