Tema Acessibilidade

REPÚDIO AO SABER

• Atualizado

É comum ouvirmos professores se lamentando:  - Esses alunos não gostam de estudar! Se os alunos estudassem tínhamos um mundo melhor! Quem reprova não é o professor, e sim o aluno que não gosta de estudar, e por aí vai escrevendo o livro das lamentações...

A bem da verdade a rotina extremamente exaustiva tem afastado alguns professores da leitura alimentando seu ego que insiste em acreditar que nasceu para ensinar e não para aprender.  Para alguns é uma desmoralização. É tirar seu domínio de sala. É não respeitar seu diploma, suas especializações...

Presos nesta redoma, ele segue ensinando com seu exemplo a lição que contradiz o seu discurso de que estudar é bom, mas odeia quem compartilha conhecimento. Sua formação acadêmica os impedem a compreender o que Cora Coralina nos diz magistralmente : “ Feliz aquele que transfere o saber e aprende o que ensina.” Defende seu “nome”   transparecendo a naturalização em si da etimologia da palavra aluno.

Dentro da ideologia eclesiástica “sábio é aquele que quer aprender e não ensinar, pois os  que estudam são insuportáveis, tem muita soberba, querem ser “Phd”  a pulso.

Dessa forma, vão erguendo a muralha da ignorância  social onde impede a mobilidade social, distribuição de renda, melhoria da qualidade de vida e principalmente a erguer a pedra fundamental de uma sociedade justa e fraterna.

Cá entre nós, tenho a verdadeira expressão que a maior lição ensinada pela maioria dos professores é de repúdio ao conhecimento, ao ato de estudar. Será?

 

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±500 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Maria Alice Santos ESCRITO POR Maria Alice Santos Escritor
Matriz de Camaragibe - AL

Membro desde Julho de 2019

Comentários