9º Encontro dos Escritores
Portal Escritores

A HISTÓRIA DAS PRAÇAS DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL E SEUS FAMIGERADOS APELIDOS - PRAÇA DA LIBERDADE, CONHECIDA TAMBÉM COMO PRAÇA DA RUA DA BICA.


 

A Praça da Liberdade fica localizada na Avenida Albuquerque Lins, conhecida também como Rua da Bica.
Ela foi edificada na administração do Prefeito Moacir Cavalcante (1961 a 1964 ), no centro da praça foi erguido um monumento com a réplica da Estátua da Liberdade, também foram construidos bancos de alvenarias e canteiros de gramas, e ornamentada com diversos tipos de árvores e postes com luminárias.
A Estátua da liberdade é uma escultura neoclássica colossal, localizada na Ilha da Liberdade no porto de Novo Iorque, nos Estados Unidos das Américas, cujo nome oficial é “ A Liberdade Iluminando o Mundo “. Ela é também considerada um patrimônio mundial da UNESCO, e, desde 2007, é considerada uma das sete novas maravilhas do mundo.
A inspiração para o rosto da mulher a ser representada na estátua teria vindo da mãe do escultor, Frederic Augusto Bartholdi.
A Praça da Liberdade é o principal ponto de convergência da avenida, na sua proximidade existem cinco acessos, batizado de “ Cinco Boca “. Dizem os mais velhos, que este local é muito perigoso, principalmente a noite.
No logadouro da praça aínda permanecem algumas casas do início do século XX como também diversos pontos comerciais, como por exemplo: O antigo Casarão de dona Josefa Benedita e o tradicional Bar Sereno de sua propriedade, principal ponto de encontro da alta sociedade miguelense, por causa do tradicional pirão de gaiamum. Hoje os prédios pertencem a Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos, onde funciona o Centro de Referência e Assistência Social – CRAS. Ainda tem a Mercearia do saudoso Aristeu Pedro e o badalado Bar do Zé Paixão ( in memória ).
Quem vai em direção a praça dá de encontro com uma pequena rua estreita e sem saída, onde possuem dois banheiros, um masculino e outro feminino. Cada banheiro existe uma bica, às águas vem de uma nascente, que flui no meio da mata, no lugar denominado de “ Morro do Coringa “ , foi daí que surgiu o nome popular de “ Praça da Rua da Bica “.

( Texto de Ernande Bezerra de Moura )







Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login