Portal Escritores

A TRADICIONAL FAMÍLIA MACHADO DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.


 

Dona Rosa Cavalcante Machado, também conhecida como dona Sinhá, era esposa do Juiz de Direito, Dr. Mateus Machado, da cidade de Penedo. O casal viveu em Penedo até 1910.
Depois da morte Dr. Mateus Machado, dona Rosa veio com os filhos, ainda crianças: Nunila, Alódia, Adelmo e Agnaldo para a cidade de São Miguel dos Campos, sua terra natal.
A sua residência ficava localizada na proximidade do obelisco Presidente Marechal Floriano Peixoto, hoje Praça do Centenário.
Dr. Agnaldo Machado morava vizinho a ela, além dele morava também sua esposa Hilda Machado e seus filhos, Arthur José Machado, Ana Maria Machado, Rosa Machado e Mateus Machado Neto.
Depois que dona Rosa Machado faleceu, o antigo casarão passou a pertencer aos filhos.
Como dona Nunila e Alódia viviam com a mãe, ambas permaneceram morando na casa.
Com o falecimento do Dr. Agnaldo Machado, seu filho, Dr. Arthur Machado, passou a residir na casa, juntamente com os filhos e sua esposa, Neilda Machado.
No casarão da Professora Nunila Machado funcionava, o Instituto Rosal Infantil, depois, Educandário Rosal Infantil e hoje Colégio Nunila Machado, homenagem prestada a sua pessoa, pela professora Ineide Nogueira.
O prédio onde está locado o Colégio Nunila Machado é de propriedade da Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Também o casarão de dona Rosa Machado que foi doado para a referida paróquia, a pedido de Dom. Adelmo Machado.
Dom. Adelmo Machado. preferiu seguir a sua vocação sacerdotal.
Até hoje ele é respeitado é considerado uma das persolidades mais digna do episcopado brasileiro.

As biografias de Nunila, Agnaldo e Dom. Adelmo Machado, estão no site: www.portaldosescritores.com.br e no Facebook, na página, História de Alagoas em Fotos.

( Ernande Bezerra de Moura )











Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login