Portal Escritores

ANTIGA RESIDÊNCIA DO DESEMBARGADOR ANTÔNIO MOURA CASTRO


 

Este lindo Casarão fica localizado na Rua Visconde de Sinimbu, ao lado do Palacete dos Barões de São Miguel, atual Casa da Cultura, na cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas.
Esta majestosa obra arquitetônica pertencia ao Desembargador, Dr. Antônio Moura Castro, proprietário do antigo Engenho Caixacumba, hoje Fazenda Caixacumba, pertencente aos familiares do saudoso digníssimo.
Dr. Moura Castro residiu nesta casa, por muito tempo.
Quando ele foi designado para assumir o cargo de Juiz e depois de Desembargador na capital. O prédio foi locado para a Justiça Estadual, para o funcionamento do Fórum José César Sobrinho, que prestava serviços a diversas cidades pertencentes a Comarca do município de São Miguel dos Campos.
Anos depois, os familiares venderam o luxuoso casarão para o Dr. Luiz Jatobá, esposo de uma das filhas do renomado magistrado.
Com o passar dos anos, o Dr. Luiz Jatobá alugou o prédio ao órgão do governo, para a instalação da sede provisória do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, secção, São Miguel dos Campos.
Segundo reza a história, o casarão do Dr. Antônio Moura Castro, é da mesma época, do sobrado dos Barões de São Miguel, Epaminondas da Rocha Vieira e Antônia Leopoldina da Rocha Vieira. Ou seja, de 1827.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )







Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login