Portal Escritores

TRAJETÓRIA DE LUTA E DE VIDA DA PROFESSORA MARIA ROSA


 

Maria Rosa nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas.
Apesar de ser filha de escravos, Maria Rosa teve uma boa educação, sofreu bastante, para chegar a onde chegou, foi humilhada no início da carreira, mas com toda dificuldade alcançou uma vitória em sua vida, a patente de professora.
Naquela época, era muito difícil uma pessoa de cor, chegar ao sucesso, mas Maria Rosa com toda sua simplescidade, venceu o preconceito e tornou-se uma mulher amada e admirada por todos da comunidade.
Ela era alta, forte e gorda, gostava de usar saia ou vestido de chita. Sua sandália era feita de encomenda por um sapateiro da cidade.
Anos depois, Maria Rosa fez uma parceria com um dos donos do Cinema Ideal, João de Medeiros Apratto, que cedeu um espaço no pátio do cinema, e a nobre professora abriu naquela localidade uma pequena escola, intitulada de " São Geraldo ".
Muitos alunos foram matriculados, tanto da alta sociedade como àqueles de baixa renda, sem extinção de cor e nem de religião.
Segundo os alunos, Maria Rosa era uma professora rústica, sua palmatória e a linha de castigo que ela usava durante as suas aulas, era o ponto de partida para que os alunos aprendessem a ler e a escrever.
Na hora da tabuada, os alunos morriam de medo, por causa da maldita palmatória. O aluno que não soubesse responder a pergunta, o colega que estava do seu lado lhe dava diversos bolos em suas mãos.
Foi desse jeito que muitos deles conseguiram ser gente na vida. Até hoje, os alunos que tiveram a honra de tê-la como sua professora, agradecem a ela, os belos ensinamentos...
Essa grande heroína da nossa educação, deixou para o município um grande legado, de luta, de esperança e um exemplo de vida para os nossos professores.
Em sua homenagem foi construída na parte alta da cidade, no Barrio de Fátima, uma escola que presta o seu nome, denominada de " Escola Municipal Professora Maria Rosa ".

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )











Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Ernande Bezerra
Escrito por:
Ernande Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 23 de Março de 2020

Atualizado em 24 de Março de 2020

Já foi visto 90 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Artigos


90
Leram
0
Vão ler

Tags