Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA PROFESSORA MARIA ROSA

• Atualizado

PROFESSORA MARIA ROSA.

Maria Rosa nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. Apesar de ser filha de escravos, Maria Rosa teve uma boa educação, sofreu barbaridade para chegar a onde chegou, foi humilhada no início da carreira, mas com toda dificuldade alcançou uma vitória em sua vida, a patente de professora.
Naquela época, era muito difícil uma pessoa de cor, chegar ao sucesso, mas Maria Rosa com toda sua simplescidade, venceu o preconceito e tornou-se uma mulher amada e admirada por todos da comunidade.
Maria Rosa era alta, forte e gorda, gostava de usar saia ou vestido de chita. Sua sandália era feita de encomenda por um sapateiro da cidade.
Anos depois, Maria Rosa fez uma parceria com um dos donos do Cinema Ideal, João de Medeiros Apratto que cedeu um espaço no pátio do cinema e a nobre professora abriu naquela localidade uma pequena escola, denominada de "São Geraldo". Muitos alunos foram matriculados, tanto da alta sociedade como àqueles de baixa renda, sem extinção de cor e nem de religião. Segundo os alunos, Maria Rosa era uma professora rústica, sua palmatória e a linha de castigo que ela usava durante as suas aulas, era o ponto de partida para que os alunos aprendessem a ler e a escrever. Na hora da tabuada, os alunos morriam de medo, por causa da maldita palmatória. O aluno que não soubesse responder a pergunta, o colega que estava do seu lado lhe dava diversos bolos em suas mãos. Foi desse jeito que muitos deles conseguiram ser gente na vida. Até hoje, os alunos que tiveram a honra de tê-la como sua professora, agradecem a ela, os belos ensinamentos...
Essa grande heroína da educação miguelense, deixou para o município um grande legado, de luta, de esperança e um exemplo de vida para os novos professores.
Em sua homenagem foi construída na parte alta da cidade, no Barrio de Fátima, uma escola que presta o seu nome, batizada de " Escola Municipal Professora Maria Rosa ".

( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários