Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL MONSENHOR HIDELBRANDO GUIMARÃES DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

• Atualizado

Foi construída e inaugurada na gestão do Prefeito Nivaldo Jatobá, no dia 29 de setembro de 1999. A biblioteca recebeu o nome de uma pessoa muito carismática da cidade, intelectual, religioso e que muito fez pela comunidade e pelo município de São Miguel dos Campos. Apesar de não ter nascido na terra dos Caetés, mas o nobre Sacerdote nunca negou sua paixão por São Miguel dos Campos.
A biblioteca Monsenhor Hidelbrando Veríssimo Guimarães foi construída na gestão do Prefeito Nivaldo Jatobá e foi inaugurada em 1999. Sua primeira diretora foi a pedagoga Karine Jatobá que durante a sua gestão fez um excelente papel na administração da entidade. A Biblioteca Monsenhor Hidelbrando Guimarães fica localizada na Rua Visconde de Sinimbu, próximo ao Banco do Bradesco, nos fundos do antigo Mercado Público Municipal, onde até pouco, funcionou o SENAI.
A Biblioteca Monsenhor Hidelbrando Guimarães é uma das grandes referências para a rede educacional, que seja municipal, estadual ou particular. O ambiente é totalmente silencioso e de respeito, limpo, climatizado e iluminado com uma organização fora do comum. Na parte de baixo da biblioteca existe uma recepção de atendimento ao público, um espaço de exposição para o artistas da terra como de outros lugares, além de uma sala direcionada à leitura infantil. Já na parte de cima, funciona a biblioteca e os equipamentos agregados a instituição, como a sala da diretora e os computadores destinados aos alunos para pesquisas virtuais.
O setor da biblioteca e compostos de diversas mesas e cadeiras confortáveis para que os estudantes possam gozar de uma boa leitura ou de uma pesquisa do seu interesse. Interessante é que os alunos são orientandos por um representante escolar ou por um funcionário da casa.
O acervo da biblioteca é de boa qualidade, com destaque para o setor de enciclopédias, tais como: Delta Larousse, Barsa, Pronai e Mirador como também o setor de Literatura alagoana, brasileira, estrangeira e de autores da terra, além de livros didáticos de todas as matérias do ensino básico e fundamental. Também a biblioteca desenvolve o sistema de empréstimos de livros para estudantes ou qualquer pessoa da comunidade, só basta fazer a inscrição no setor pessoal da entidade.
No longo da sua trajetória a biblioteca teve outras diretoras que deixaram seus nomes escritos na história da instituição, foi o caso da professora Maysa Rosa da Silva Barros, da pedagoga Eliane Santos, Erica Matias. A sua diretora atual é a Professora Rita Mendes.
Atualmente a biblioteca é administrada pela Secretaria Municipal de Cultura e consta com cinco funcionários para atendimento durante o expediente das 8:00 às 18 horas, com rodízio de funcionários. Um dos fatores importantes na Biblioteca Monsenhor Hidelbrando Guimarães são as apresentações das festividades comemorativas, dentre elas, o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia da Poesias com apresentações de fantoches, recitais de poesias e as tradicionais palhaçadas do palhaço Bebezão.
Hoje a Biblioteca Monsenhor Hidelbrando Guimarães é o ponto de encontro dos jovens e adultos da cidade.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários