Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL ANA LINS DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.

• Atualizado

UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA ANA LINS DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.

A Escola Normal Ana Lins, depois Escola Estadual Ana Lins foi fundada na década de setenta pelo governador Antônio Simeão de Lamenha Filho, na época o prefeito do município de São Miguel dos Campos era o Sr. Júlio Soriano Bomfim.
O terreno onde está edificada a escola era de propriedade do Sr. Alberto Leitão e que foi comprado pelo governador do estado para a construção da obra.
Antes de ser a escola, havia no terreno um sítio de frutas como também a casa de morada do antigo proprietário, além de um campo de futebol locado ao empresário Júlio Soriano Bomfim, onde neste espaço eram realizadas as partidas de futebol do 29 de Setembro, principal time de futebol do município, isto na década de cinquenta.
A escola recebeu o nome de " Escola Normal Ana Lins " , e a sua primeira diretora foi a competentíssima Professora Thereza Oliveira de Castro, mas conhecida pelo pseudônimo de dona Therezinha, esposa do Dr. José de Castro, que desempenhou um excelente papel na administração da escola.
Outra pessoa que se destacou na escola foi o Sr. José Barbosa de Moura, pela sua competência de administrar e pela sua maneira de coordenar os alunos para as salas de aulas, Zé Barbosa era muito querido pelos alunos, pelos funcionários e pelos professores da instituição.
A Escola Normal Ana Lins foi a segunda entidade da rede estadual a se instalar no município, ela está localizada na Rua Senador Máximo, número 103, no centro da cidade. O primeiro foi o Grupo Escolar Visconde de Sinimbu, em 1937.
O nome Ana Lins foi em homenagem a Ana Maria José Lins, mãe de João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu o " Barão e Visconde de Sinimbu ". Ana Maria José Lins foi a grande líder da Revolução Pernambucana em 1817 e na Confederação do Equador em 1824, ao lado do marido e dos filhos. Ana Lins era dona de diversos engenhos de açúcar, dentre eles: Engenho Sinimbu, Engenho Varrela, Engenho Prata, Engenho Ilha ( Novo Sinimbu ), etc.
Durante sua trajetória de vida, Ana Lins recebeu dois títulos que ficaram marcados dentro do contexto histórico e cultura de Alagoas, o de " Dama de Ferro " e o de " Heroína Alagoana ".
A Escola Ana Lins oferecia para a comunidade o Ensino Científico do Primeiro e do Segundo Grau como também o Curso do Magistério.
Quando os alunos concluíam o primário nas suas escolas de origem, eles tinham que fazer uma prova final, denominada de admissão, um tipo de vestibular, os alunos aprovados garantiam as vagas para estudarem na Escola Ana Lins, já os reprovados tinham que aguardar uma nova oportunidade.
Nos idos de setenta, o maior patrimônio da escola era a sua Banda Marcial comandada pelo instrutor Cícero Raimundo, e o mais bonito da história era que os componentes da banda eram todos oriundos da própria escola, por sinal, essa banda foi campeã do Estado de Alagoas em duas oportunidades, quando o desfile de bandas de Alagoas eram realizados no estádio rei Pelé.
Diversos professores passaram por esta instituição escolar, irei citar alguns deles, sem desmerecer os demais: Professor Benito, Professor Zé Neto, Professor Iramilton Leite, Professor Joaquim, Professor Francisco Apratto, Professor Claudio Imbuzeiro, Professor José Eudes, Professor José Wanderley, Professor João Monteiro, Professor Geraldo Gomes, Professor Zezito Araujo, Professora Marly Ribeiro, Professora Maria Onete, Professora Cléa, Professora Maria do Socorro Coelho, Professora Soledade, Professora Maria de Lourdes do Nascimento, Professora Talma Pacheco, Professora Marlene Sampaio, Professora Ditinha, Professora Genilda, Professora Ceiça Malheiros, Professora Ione César, Professora Eliete, etc.
Em 2002, na gestão do governador Ronaldo Lessa, a Escola Ana Lins ganhou uma nova roupagem e uma nova estrutura, foi completamente ampliada com novas salas. É bom ressaltar, que foi demolido duas salas antigas para a construção de seu auditório. A escola ganhou diversos equipamentos, como mesas, cadeiras, quadros, livros e computadores. A escola foi reinaugurada na administração do prefeito Nivaldo Jatobá.
Anos depois, a quadra esportiva foi transformada num auditório para palestras e apresentações estudantis e culturais.
Nos dias de hoje é oferecido para os alunos o Ensino Médio do Primeiro ao Nono Ano, no período matutino e vespertino e no período da noite o Ensino Educação para Jovens e Adultos - Supletivo.
Segundo dados fornecidos, a escola hoje consta com 26 salas de aulas, 1.102 alunos e 105 funcionários, a sua atual diretora é a professora Maria Josemeyre Queiroz de Andrade Mendonça.
A Quadra Esportiva é um sonho muito antigo do professor e advogado Dr. Artur Machado, desde que este exercia a função de articulador educacional na Gere de São Miguel dos Campos. Diversos governadores anteriores prometeram a construção da mesma, mas nenhum deles compriram a promessa. Depois de muita luta, o sonho do professor Artur Machado e de outros componentes da escola foi concretizado, a quadra foi inaugurada no dia 26 de outubro de 2023, com a presença do governador Paulo Dantas. A quadra recebeu o nome do professor e jogador de futebol, Geraldo Gomes.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários