Portal Escritores

OS DOIS POSTOS DE SAÚDE MAIS ANTIGOS DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL: O PUERICULTURA E O OLÍMPIA LINS LAMENHA


 

POSTO PUERICULTURA

O Posto de Puericultura foi fundado pelo Dr. Agnaldo Machado, aproximadamente em 1935, o prédio foi alenvancado pelo gorveno do estado na gestão do Governador Osmar Loureiro de Farias.

O nome Puecultura que dizer, a ciência que reúne todas as noções (Fisiológia, Higiene e Sociologia) suscetíveis de favorecer o desenvolvimento físico e psíquico das crianças desde o período da gestação até a puberdade.

As gestantes e os recenascidos eram atendidos constentimente pela assistência médica, através do Dr. Sady Pereira, da Dra. Marta e do Dr. Nilton Gomes como também os assistentes de enfermagens, Eliseu Marques de Lima, Maria José e Roberto Correia de Oliveira. Havia também no posto os médicos que vinham da capital prestar seus serviços para a comunidade miguelense, entre eles, o Dr. José de Medeiros.

Os médicos e os assistentes de saúde também prestavam serviços no Centro de Saúde Olímpia Lins Lamenha.

Quando as gestantes não tinham condições de irem até o posto se consultar por problemas de saúde, o diretor da instituição Dr. Agnaldo Machado, designava um assistente médico para ir até a casa da paciente, acompanhado de um titular da medicina.

Também era distribuído pacote de leite para as mães dos recenascidos, principalmente aquelas que eram cadastradas no registro da entidade.
Além de diretor do referido posto, Dr. Agnaldo Machado também fazia parte do quadro de médico da instituição.

POSTO ESTADUAL OLÍMPIA LINS LAMENHA

O Posto Olímpia Lins Lamenha foi o segundo posto da rede estadual a se instalar no município de São Miguel dos Campos.

Ele foi construído na gestão do prefeito Humberto Maia Alves e do governador Antônio Simeão de Lamenha Lins Filho.

Sua inauguração aconteceu no dia 02 de abril de 1968, com a presença do ilustríssimo governador do Estado. Também neste mesmo dia foi inaugurado a “Escola Municipal Professora Noêmia Bastos”.

O posto recebeu o nome da genitora do governador Antônio Simeão de Lamenha Lins Filho, homenagem outorgada pelo prefeito do município Humberto Maia Alves pelo respeito e pela consideração que tinha pela mãe e pelo governador.

O Posto Olímpia Lins Lamenha é considerado a referecial da cidade de São Miguel dos Campos, por se encontra localizada no centro da cidade.

Ele oferece para a comunidade os seguintes profissionais: Adontologico, Nutricionista, Dematologista, Assistentes Médicos, Clínicos Gerais com consultas marcadas como também encamiamento de exarmes de labolatórios.

Na gestão do prefeito Nivaldo Jatobá, o posto foi completamente restaurado, ganhando um novo visual como também diversos aquipamentos ligados a área médica, a intensão do prefeito era de dar toda condições de trabalhos para que os profissionais da área de saúde desemvolvessem suas atividades com dignidade.

Até pouco tempo, havia uma pequena farmácia anexada ao posto que servia como distribuidora de medicamentos para as pessoas mais carentes da cidade.

O mais importante da história é que ambos os posto foram municipalizados de fatos e de direitos e passaram a fazer parte do quadro de patrimônios do município de São Miguel dos Campos como também ganharam novas denominações, “Unidade de Saúde da Família do Barrio de Lourdes ( Antigo Posto de Puericultura)” e “Centro Municipal de Saúde Olímpia Lins Lamenha (Antigo Posto Estadual de Saúde Olímpia Lins Lamenha”.

A unidade de Saúde da Família do Barrio de Lourdes fica localizada na Rua Visconde de Sinimbu e o Centro Municipal de Saúde Olímpia Lins Lamenha na Praça do Centenário.

Desde já, quero salienta que o Centro Municipal de Saúde Olímpia Lins Lamenha está sendo reformado ou melhor sendo construído de novo, em breve ele voltará as suas atividades normais.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )


Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login