Tema Acessibilidade

A Confidente

Num antigo sertão de matas, montanhas e campinas onde se localiza uma grande e antiga casa de fazenda, vive uma família muito especial e de grande valor. Ali, naquela casa grande de fazenda com sua arquitetura antiga onde a família ainda utiliza utensílios de modelo antigo, quadros na parede e todos os jarros de flores que existem nas salas são de flores naturais, pois, ali tem um jardim que também é sempre bem preservado, e as suas flores são colhidas com apreço para os jarros expostos pela casa. A cozinha e a mesa de jantar sempre bem decoradas e os castiçais e luminárias além de embelezarem aquele lar, ainda clareiam a casa na noite.

É que todo esse arranjo tem um cuidado e um toque salutar das mãos de uma empregada, uma governanta, ou podemos dizer, uma amiga da família de longas e longas datas, uma confidente. É Gertrudes, o braço direito da família.

Dizem que Gertrudes sempre fora amiga confidente, uma irmã, uma guru para Charlot, a senhora dona do fabuloso lar, casada com Joseph, os pais da pequena Maria.

Gertrudes desde sua infância sempre fora amiga de Charlote, ajudou a organizar a festa de noivado e depois o casamento da amiga, e assim, foi morar na casa da amiga, e ainda vive a ajudar a cuidar da pequena bebê, Maria.

É sabido por outros vizinhos fazendeiros que vivem nas proximidades que Gertrudes tem demonstrado sabedoria e cumplicidade até na administração daquele nobre patrimônio familiar, e que tem conduzido os trabalhos com os demais empregados com a melhor capacidade que uma boa governanta pode ter. Gertrudes, além de guardar os segredos, digamos, de assuntos e questões até nem tanto delicadas, guarda também até o segredo do cofre da família, o que para ela sempre foi o seu papel, ouvir e atender aquele amigo casal, guardar segredos, cuidar dos trabalhos do lar.

O poder da amizade entre Gertrudes e Charlot agora passou para além de uma amizade de longas datas e de muitas confidências desde a morte de Joseph que agora partira deixando o lar e a esposa em estado delicado de choque. A depressão e transtornos emocionais agora tomaram conta da frágil Charlot, e Gertrudes depara-se com um grande desafio: cuidar da amiga indefesa, continuar a criar a pequenina Maria, administrar o patrimônio familiar e passá-lo para as mãos de Maria quando tornar-se maior de idade.

É comovente entendermos como uma grande amizade de longas datas e de confidências pode desencadear situações na vida que requer a maior prova de fidelidade, amor, solidariedade e zelo pela vida. Esse é o verdadeiro testemunho de fidelidade e solidariedade que Gertrudes nos traz.

Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Francisco Martins Silva ESCRITO POR Francisco Martins Silva Escritor
Uruçuí - PI

Membro desde Março de 2020

Comentários