Tema Acessibilidade

LIXO HOSPITALAR

Antigamente as instituições hospitalares eram administradas por pessoas de boa vontade, com atitude e coragem, porém leigas ou com poucos conhecimentos técnicos da área. Hoje o papel do gestor hospitalar especializado é cada vez mais reconhecido, por isso, faz-se necessário a qualificação ou especialização para fazer o melhor uso dos recursos, recursos esses que vem se tornando cada vez mais escasso, forçando o gestor a buscar soluções constantes, desafios que faz parte da vida deste profissional atuante no mercado. E que para gerir uma organização de saúde o gestor precisa planejar, organizar e gerenciar com muita cautela, principalmente na administração das finanças. Pois, suas responsabilidades envolvem tanto o bem estar do paciente quanto o cuidado da infraestrutura organizacional.

O lixo hospitalar quando descartados de forma adequada à instituição ganha financeiramente, pois o lixo é pago por quilo, sendo assim todos os resíduos são descartados, ou seja, sangue, soro e etc. Desta forma, reduz custos possibilitando assim que o atendimento ao paciente seja determinante, sendo assim, todos saem ganhando, tanto a organização, quanto o ameio ambiente e as pessoas.

A grande preocupação dos gestores é a sustentabilidade organizacional que segue muitos fatores preocupantes para as lideranças da instituição. Seus principais aspectos englobam: econômico-financeiros, ambientais e sociais, a serem considerados desde a definição das estratégias.  A nossa economia financeira atualmente vem se tornando um gigante desafio com sua instabilidade e incertezas provocadas pela ganancia do homem. Depois que homem destrói mais do devia das preservações ambientais, a fauna e flora, perece-se o retorno da natureza, reconhecendo as reações das suas destruições e que seu capital não é e nem será o sufiente para sobreviver, pois sem as árvores e sem água ninguém sobrevive.

          Dado ao exposto, a profissionalização e especialização do gestor é imprescindível para entender e executar bem as particularidades da gestão e atender as necessidades do ambiente de trabalho hospitalar.

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Glycia Cibelle ESCRITO POR Glycia Cibelle Escritora
Maceió - AL

Membro desde Setembro de 2019

Comentários


Outros textos de Glycia Cibelle

Trabalhos Acadêmicos
DOENÇAS PSICOPATOLÓGICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO: A DEPRESSÃO EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Devido às diversas situações impactantes que rodeiam o ambiente hospitalar, nas quais os profissionais vivenciam diariamente e que acabam abalando o psicológico e o emocional dos mesmos, muitas vezes por falta de estrutura e falhas no sistema que c