Portal Escritores

COMISSÃO DE FARMÀCIA E TERAPÊUTICA : DETALHES DE SUAS ATRIBUIÇÔES


Em hospitais onde há serviços de manipulação de medicamentos, o farmacêutico é o responsável por essas atividades, aplicando o ensinamento da farmacotécnica e das boas práticas de manipulação.

Ele ainda integra algumas comissões hospitalares, como CCIH (comissão de infecção hospitalar) e CFT (comissão de farmácia e terapia). Suas atribuições básicas são: selecionar (padronizar), requisitar, receber, armazenar, dispensar (conforme a evolução do sistema, em dose coletiva, individual ou unitária) e controlar os medicamentos (tanto os controlados por lei, quanto os antimicrobianos), observando os ensinamentos da farmacoeconômia, farmacovigilância e das boas práticas de armazenamento e dispensação.

A padronização demedicamentos em uma instituição hospitalar tem grande importância, pois é utilizada como um instrumento fundamental no processo de implementação do uso racional de medicamentos, visando também promover a redução dos custos operacionais da assistência farmacêutica.

 

O que é a padronização de medicamentos?

 Apenas os produtos inclusos na relação de medicamentos padronizados são adquiridos de forma programada pelo Hospital, estando consequentemente disponíveis para uso, ao contrário dos medicamentos não-padronizados que passam por um processo de compra específico.

Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Glycia Cibelle
Escrito por:
Glycia Cibelle
Escritora

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 28 de Abril de 2020

Já foi visto 64 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Trab. Academicos


65
Leram
0
Vão ler

Tags

Textos Relacionados
Textos do Mesmo Autor
NÃO BASTA!

Por Glycia Cibelle

GESTÃO HOSPITALAR

Por Glycia Cibelle

LIXO HOSPITALAR

Por Glycia Cibelle

VENENOSA

Por Glycia Cibelle

QUASE TUDO!

Por Glycia Cibelle