Tema Acessibilidade

OS ESCRAVOS QUE FUGIRAM DOS ENGENHOS DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS -AL.

• Atualizado

OS ESCRAVOS QUE FUGIRAM DOS ENGENHOS DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

Foi publicado no Jornal Diário de Alagoas, uma matéria, afirmando que muitos escravos fugiram dos engenhos de Alagoas, principalmente de São Miguel dos Campos, para alistar-se entre os voluntários da pátria na guerra contra o Paraguai. A guerra aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870.
Segundo a historiografia de Alagoas, os escravos fugiam dos seus engenhos de origem, por causa dos castigos recebidos do patrão. Muitos deles eram acusados de roubo e ameaçados de morte pelos seus senhores.
Em 1866, foi publicado um anúncio no jornal referente a fuga do mulato José, que fugiu do engenho Furado de propriedade de Manuel Cavalcante de Albuquerque Pessoa com destino ao engenho Riacho Fundo de Baixo, localizado no distrito de Palmeira de Fora, lugar pertencente ao município de Palmeira dos Índios, onde o mesmo tinha parente, sua intenção era de alcançar a estrada de ferro de Pernambuco para alistar-se como voluntário da pátria.
Outro escravo que fugiu neste mesmo período, foi o cabra Sabino, que fugiu do engenho dos Rochas para a capital com intuito também de alistar-se como voluntário da pátria.
Dias depois, seu proprietário postou um anúncio no jornal, com os seguintes dizeres: " pago bem, quem prender o cabra Sabino ".
Também fugiram do engenho Varrela, os escravos, Sotério e Benedito Sirinhaém, ambos com cicatrizes de chicotes, pois os mesmos foram surrados, em 13 de setembro de 1859, por mando do seu proprietário.
Aconteceu também com o escravo Nicolau que fugiu do engenho Prata, em 21 de outubro de 1858, contendo o rosto descarnado.
Os escravos foram peças importantes na construção do Brasil, de Alagoas e de São Miguel dos Campos, deixando para nós um grande legado, que seja no campo das artes, na culinária, ou na agricultura.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários