Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DA IGREJA DE SÃO BENEDITO DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

• Atualizado

A CRIAÇÃO DA IGREJA DE SÃO BENEDITO DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

Quando São Miguel passou a condição de freguesia em 1702, havia no povoado três igrejas, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos que ficava localizada próximo do comércio local.
Ela era alevancada onde é hoje a residência do Sr. Florival Jatobá, pai do atual Prefeito do Município, Pedro Ricardo Alves Jatobá, a Igreja de Nossa do Livramento, erguida na Rua da Ponte e a Igreja Ermida da Santa Cruz, localizada na rua do mesmo nome.
Essas duas últimas, foram destruídas pelas enchentes do Rio São Miguel, exatamente no mesmo ano, em que o povoado tornou-se freguesia.
Também nesta época, existiam diversas capelas espalhadas pelos engenhos de açúcar da região, entre elas, a Capela de Santo Antônio do Engenho do Furado que foi edificada como Igreja em 1725.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, passou quase dois séculos como matriz do povoado, depois vila e posteriormente cidade de São Miguel dos Campos, só perdeu a patente, quando foi construída a Igreja de Nossa Senhora do Ó, em 1835.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi demolida em 1938, em consequência também, das enchentes do Rio São Miguel.
Um certo dia, um grupo de fiéis, juntamente com o Padre Benício Dantas, pensaram em criar uma igreja em forma de cooperativismo, aproveitando os restos que sobraram da antiga igreja demolida.
De acordo com a família, o terreno para a edificação da igreja foi comprado e doado por dona Maria Leitão e, o Sr. Zé Mira com sua equipe de trabalho iníciou a construção da obra.
Sem medir esforços, o Padre Benício Dantas saiu a procura de ajuda no comércio, nas casas dos fiéis como também nas indústrias existentes na cidade para não deixar a obra parar.
Também o prefeito Pedro Fernandes da Costa contribuiu bastante na construção da igreja como também o vereador Mário Cursino.
Finalmente, o sonho do padre e dos seus seguidores foram concretizados, a igreja foi inaugurada na década de cinquenta com a denominação de Igreja de São Benedito, o protetor dos pretos.
A igreja está localizada na Rua Senador Máximo, número 66, na cidade de São Miguel dos Campos.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários