Tema Acessibilidade

OS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS TOMBADOS EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

• Atualizado

OS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS TOMBADOS EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.

Depois de muito tempo é que os gestores municipais vieram tomar conhecimentos de quanto vale a preservação e a importância dos patrimônios, que seja material ou imaterial para a história do município. Principalmente para as novas gerações.
Só agora na década de 2000, é que a cidade de São Miguel dos Campos veio ganhar os seus primeiros patrimônios. O município foi contemplado com dois equipamentos: "O Palacete da Baronesa, atual Casa da Cultura e a Feira da Ponte". O primeiro foi tombado como patrimônio do Estado e a segundo como patrimônio do Município.
O Palacete ou Sobrado da Baronesa foi residência dos Barões de São Miguel, Epaminondas da Rocha Vieira e Antônia Leopoldina da Rocha Vieira. Atualmente no local, funciona a Casa da Cultura e o Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes. O prédio é datado de 1827. E foi tombado em 2010, como "Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Alagoas".
Já a Feira da Ponte é considerada a maior tradição cultural do município. A mesma teve início em cima da antiga ponte de madeira. Ponte está, que dava acesso ao Engenho Sinimbu como também a Fábrica de Tecidos Sebastião Ferreira. Foi daí que surgiu o nome de Feira da Ponte.
A Feira da Ponte foi criada em 10 de julho de 1832, quando o povoado de São Miguel passou a condição de Vila.
Em 2020, ela foi tombada e aprovada por lei, pela Câmara Municipal e pelo gestor do município, como "Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de São Miguel dos Campos.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários