Tema Acessibilidade

PADRE LUÍS SOARES PALMEIRA

 

Luis Soares Palmeira (Religioso e Político Brasileiro) nasceu na casa grande do complexo do engenho Prata, no município de São Miguel dos Campos, no dia 25 de junho de 1906, filho de Miguel Soares Palmeira Filho e dona Maria Tereza Ferro Soares Palmeira. O pai era filho do tradicional Barão de Coruripe Miguel Soares Palmeira e a mãe era descedente da tradicional família francesa radicada na Áustria.
Luis era irmão do inesquecível senador Rui Soares Palmeira e tio do Ex. governador do estado de Alagoas, Guilherme Soares Palmeira.
Iniciou seus estudos na Escola Rural da fazenda do engenho Prata e posteriormente no Seminário de Nossa Senhora da Assunção em Maceió.
Anos depois, viaja para o estado da Bahia, tendo como destino a cidade de Caetité, onde nesta cidade, Luis é ordenado a sacerdote em 1932.
Nesta localidade o jovem sacerdote travou relações com o jurista Hermes Lima e com o educador Anísio Teixeira e para não acontecer um atrito maior achou melhor abondonar a cidade.
Luiz foi morar na cidade da Vitória da Conquista, onde nesta cidade funda o primeiro ginásio da cidade, em 1939, denominado de " Ginásio de Conquista ", também conhecido popularmente como o Ginásio do Padre.
Além de diretor do ginásio o padre também administrava aulas de português e latim.
Em 1944 cria o jornal " A Conquista " do qual era editor.
Como político funda na cidade o Partido Democrata Nacional. Foi eleito vereador em 1950 e 1954, deputado estadual pelo Partido Social Trabalhista, do qual era presidente, em 1959 e 1963, assumiu a pasta de Secretaria de Educação do Estado da Bahia, entre 1963 e 1967, no governo Lomanto Júnior, seus direitos foram cassados, tendo recebido a anistia somente no governo do General João Batista Figueiredo.
Durante o período em que se viu afastado da política, atuou como sacerdote em Salvador, nas paróquias: da Vitória, de São Pedro e da Organização Fraternal São José.
O padre Luís Soares Palmeira sempre vinha a São Miguel dos Campos e tinha um apreço muito grande pela sua terra natal.
O nobre sacerdote faleceu, no dia 29 de dezembro de 1988, em Salvador, no estado da Bahia.

( Biografia Escrita por Ernande Bezerra de Moura )

0
91 visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários