Tema Acessibilidade

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

• Atualizado

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

O mês de junho para os miguelenses é o mês mais importante da sua história. Não por causa das festas juninas e sim, pela data de 18 de junho, "Emancipação Política da Cidade de São Miguel dos Campos". Infelizmente, essa data é esquecida dentro do contexto histórico e cultural do município. Ela só é lembrada no mês de setembro, quando se comemora o aniversário do descobrimento do rio São Miguel.
De acordo com a história, 18 de junho é a data de quando a vila de São Miguel, desmembrou-se da cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro e passou à condição de cidade independente, pela lei 423 de 18 de junho de 1864, o município recebeu o mesmo nome do rio.
Ou seja, São Miguel, logo após, foi acrescentada a descrição restritiva "Dos Campos", em consequência dos "Campos de Arrozais de Inhaúns". Com a junção das duas frases, a cidade passou a se chamar, São Miguel dos Campos.
É bom ressaltar, que 18 de junho é a data oficial da Emancipação Política da Cidade. E este ano, o município está completando, 159 anos de história. (1864/2023).
É muito importante saber, o dia, o mês e o ano de aniversário da terra onde nascente. E a nossa obrigação, é de passar a data correta para às novas gerações, para que elas venham tomar conhecimento da importância que ela têm, dentro do contexto histórico e cultural do município. Tanto para os miguelenses como também para às pessoas de fora, que residem na cidade.
À Emancipação Política de São Miguel dos Campos é 18 de Junho e não 29 de setembro. 29 de setembro é a data do Descobrimento do Rio São Miguel. A data foi transferida para o dia 29 de setembro, em consequência das fortes chuvas do mês de junho, pois as mesmas atrapalhavam às comemorações alusivas à cidade como também prejudicava o desfile escolar. Dessa maneira, 18 de junho passou a ser uma data simbólica.
Antigamente, às autoridades tinham mais amor e patriotismo pelo município, mesmo com a mudança da data, eles nunca deixaram de louvar à cidade com fogos de artifício e ainda mais, 18 de junho era considerado ponto facultativo.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários