Tema Acessibilidade

PREFEITOS ELEITOS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, APÓS A DEMOCRATIZAÇÃO DO PAIS. ( TERCEIRA PARTE )

• Atualizado

* TERCEIRA PARTE

O quinto prefeito eleito no município foi o empresário Humberto Maia Alves, dono do Cinema Cine - Fox, que teve como vice o comerciante Manuel Ferreira de Amorim, proprietária da Padaria São Paulo. Humberto Maia Alves governou o município, de 1965 a 1968.
Nesta época só havia dois partidos: MDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e Arena (Partido da Aliança Renovadora Nacional).
Humberto Maia Alves foi eleito pelo Partido da Aliança Renovadora Nacional (Arena). Também neste tempo não havia a descrição do número do candidado, cada candidado era dividido em número de sigla partidária.
No decorrer da sua gestão Humberto Maia Alves realizou diversas obras que contribuiram para o crescimento e o desenvolvimento do município. Entre as obras podemos destacar, a criação do bairro Paraíso e o bairro Humberto Maia Alves, conhecido também como bairro do Terreno. Além da construção da primeira escola municipal, intitulada de "Escola Municipal Professora Noêmia Bastos" e a criação do primeiro posto de saúde da cidade, batizado de Posto de Puericultura Olímpia Lins Lamenha.
Humberto Maia Alves durante a sua gestão, beneficiou a população mais carente do município, com doação de moradias e de terrenos e com o fechamento da Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel (Fábrica Sebastião Ferreira), Humberto Mais Alves, acolheu a maioria dos funcionários da fábrica têxtil, com doação de casas prontas, nos bairros citados no texto. Com certeza este ato de gratidão, jamais será esquecido pelo povo miguelense não é atoa que Humberto Maia Alves é conhecido no contexto histórico e cultural do município, como o "Prefeito dos Pobres".
Fazia parte da sua gestão os seguintes vereadores: Geraldo Damaso Sampaio (Presidente), Eliseu Marques de Lima, Antônio Raimundo Marques, Fernisto Soares, Reinaldo Gameleira Soares, José Luiz Andrade, José Luiz Moreira, José Gilson de Castro Alves e Mauro Cursino dos Santos.
O sexto prefeito a governar o município foi o fazendeiro e empresário Júlio Soriano Bomfim que teve como vice o farmacêutico Eliseu Marques de Lima, dono da Farmácia dos Pobres. Ambos, administraram o município de 1969 a 1972.
Depois que Júlio Soriano Bomfim foi outorgado como prefeito, ele sofreu um acidente automobilístico e não pode assumir de início a prefeitura. Então o vice - prefeito Eliseu Marques de Lima é quem assume a administração do município, até a recuperação do prefeito titular. Ele passou quase dois mês a frente do município.
Quando Júlio Soriano Bomfim retorna ao poder, a primeira coisa que faz e a criação dos símbolos do município, a bandeira que foi idealizada por Rosa Virgínia, sua filha e o hino municipal, feito por Iramilton Leite. Além desse ato de simbolismo, ele também tem participação na construção da Escola Normal Ana Lins.
Um ano depois, ele construí a Escola Rui Soares Palmeira e transfere a data de 18 de junho dia da Emancipação Política da Cidade para o dia 29 de Setembro, dia do Descobrimento do Rio São Miguel, divido às fortes chuvas do mês de junho, pois as mesmas atrapalhavam as comemorações alusivas a cidade, principalmente, o hasteamento das bandeiras e o desfile escolar. 18 de junho passou ser uma data simbólica e feriado facultativo na cidade.
Foram eleito na sua gestão os seguintes vereadores: Mário Lessa (Presidente), Adailton Barbosa de Carvalho, Antonino Pereira de Lima, Agnaldo Campos de Matos, Cláudio Cavalcante Pessoa, Jackson Soares Torres, João Tadeu Figueiredo Alves, José Reinaldo Gameleira e Manuel Pedro dos Santos.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários