Tema Acessibilidade

PREFEITOS ELEITOS NO MUNIC DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, APÓS A REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS ( SEXTA PARTE )

• Atualizado

* SEXTA PARTE

É bom ressaltar que está foi a última eleição realizada com cédula no Brasil. Como todo mundo sabe, antigamente o eleitor pegava a cédula com o mesário, entrava na cabine de votaçåo, depois marcava com o x, o nome ou o número do candidado e colocava o papel na urna de lona. Neste tempo a contagem e a apuração era muito lenta, às vezes os juiz com sua equipe de trabalho passam dias e até semanas para fornecer os nomes dos candidatos vencedores. Com a chegando da modernização inventaram as urnas eletrônicas. Elas começaram a ser operadas nas eleições de 1996.
O décimo primeiro prefeito eleito pelo povo, foi Humberto Maia Alves que teve como vice o empresário George Clemente. Ele administrou o município de 1993 a 1996.
Humberto Maia Alves é considerado até hoje, o maior representante da política no município, pois o mesmo conseguiu com sua humilde simplicidade o carinho e o afeto do povo miguelense. Humberto mais é tido pela população como um dos melhores prefeitos que já passaram na administração de São Miguel dos Campos, pelo trabalho que realizou nas gestões anteriores. Humberto Maia Alves além de ser um grande político também era uma pessoa muito carismático que preocupava-se com o futuro do município como também o bem estar das pessoas mais carentes.
Em 1992, Humberto Mais Alves é eleito pela terceira vez, para comandar o destino do município. Porém, neste pleito aconteceu um episódio lamentável, foi impugnação das urnas do distrito de Jequiá da Praia e a justiça eleitoral determinou que houvesse uma eleição suplementar neste local. Alegando que houve desvio de voto. Então o juiz eleitoral determinou que o presidente da câmara assumisse o cargo de prefeito até quando fosse resolvido o problema, pois o prefeito e o vice estava impedido de assumir. Nesta época o presidente da câmara era o Sr. Antônio Marcos dos Santos, conhecido também como Marcão. Marcão administrou o município por quase dois meses e durante a sua gestão, construiu a Praça do Gancho da Peteca. No decorrer da administração do Marcão aconteceu a eleição suplementar e novamente Humberto Mais Alves saiu vitorioso. Uma semana depois foi empossado como prefeito de fato e de direito.
Já com a idade avançada e como problema de saúde, Humberto Maia Alves assume a prefeitura do município, onde concluiu o restante da obra do cais, indo da cabeceira da ponte do rio São Miguel, até o final da antiga Rua da Praia, atual Rua Antônio Jeremias de Menezes. Logo em seguida finaliza a construção do estádio de futebol.
Que presta o nome do Prefeito Manuel Ferreira de Amorim, conhecido popularmente como "Ferreirão".
Humberto Maia Alves deixou um grande legado de obras para o município e um exemplo de amor e de dignidade com o povo e com a cidade de São Miguel dos Campos.
Também fizeram parte da sua gestão, os seguintes vereadores: Antônio Marcos dos Santos (Presidente), Oceano Rollemberg da Silva, Adilson Texeira de Almeida, Antônio Domingos dos Santos, Antônio Gilson da Silva Belo, Jaíro Ramos Pinto, João de Carvalho Cordeiro, José Iroldo de leite Lima, José da Silva (Cicinho do Xangô), José Silvestre Moreira da Silva, Júlio Soriano Bomfim Filho, Lauter Cavalcante Pessoa Sobrinho, Maria de Lourdes F. Marques de Oliveira, Marly Ribeiro de Souza Aprígio e Pedro Ricardo Alves Jatobá.
O décimo segundo prefeito a comandar o destino do município foi o empresário Nivaldo Jatobá, tendo como vice o empreendedor Márcio Cavalcante. Nivaldo Jatobá administrou o município, no período de 1997 a 2000.
A Apuração dos votos já foi efetuada, através de urna eletrônica. A ideia firmou-se a partir de pesquisas realizadas pela justiça eleitoral para tornar mais fácil o processo nas eleições, antes a votação era realizada por meio de cédula.
Nivaldo Jatobá é considerado uns dos maiores responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do município, pois foi através da sua administração que São Miguel dos Campos começou a ganhar uma nova cara, pois Nivaldo Jatobá tinha um amor profundo por São Miguel e pelo povo desse terra, a sua ideia era de transformada o município, numa cidade turística. Ele também preocupa-se com saúde, a educação, a cultura e com o bem estar da população e da própria cidade. Antigamente só havia no município dois postos de saúde e um ambulatório. Assim que assumiu a prefeitura, Nivaldo Jatobá construiu no município, diversos postos de saúde, tanto na cidade alta como na cidade baixa, para suprir as necessidades de saúde da população mais carente. Nivaldo Jatobá também construiu diversas estradas para ter mais acesso ao bairro de Nossa Senhora de Fátima. Antes o acesso só era pela Rua do Cemitério. Ele também construiu, a Escola Municipal José Marcos, a Escola Luzinete e Lindalva Jatobá. Além de praças e um mirante para dá mais visibilidade a cidade. Já no bairro do Paraíso, ele construiu uma gigantesca galeria para minimizar as enchentes naquela localidade e
fundou no barrio de Nossa Senhora de Fátima o loteamento Hélio Jatobá, onde deu casa e terreno para as pessoas mais carentes da cidade. Também ele restaurou a Casa da Cultura, com uma nova tecnologia para atender a classe artística e a comunidade de uma forma em geral. Mas, a obra mais importante da sua gestão foi a construção do murro de contenção do rio São Miguel que ia da ponte da BR 101 até a cabeceira da ponte de entrada e saída do município. O murro com certeza trouxe mais garantia de vida, para as pessoas que residem nas proximidades do rio.
Nivaldo Jatobá é um dos prefeitos mais querido do município, ele foi escolhido pela mídia nacional como o melhor "Prefeito do Brasil", pelos relevantes serviços prestados à São Miguel dos Campos e ao povo desse lugar.
Sem sombra de dúvida, Nivaldo Jatobá está imortalizado no coração do povo e no contexto histórico e cultural do município.
Foram eleitos neste pleito, os seguintes vereadores:
José Décio Jatobá (Presidente), Alexandro Honório da Silva, Albenio Cavalcante dos Santos, Cícero Novais, Eliane Cavalcante Torres, Gabriel César Jatobá, João Carvalho de Cordeiro, Júlio Soriano Bomfim Filho, José Luiz Batista dos Santos, Lauter Cavalcante Pessoa, Maria José Vieira Vitor, Maria de Lourdes Marques de Oliveira, Pedro Ricardo Alves Jatobá, Paulo André Verçosa Lemos e Oceano Rollemberg da Silva Moura.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários