Tema Acessibilidade

        I Círculo de Leitura e Cinema                                I Círculo de Leitura e Cinema                        I Círculo de Leitura e Cinema

OBJETIVO: Promover o Letramento Literário e cinematográfico através de Círculos, que visam o compartilhamento das experiências leitoras e fílmicas dos educandos e o aprofundamento de suas interpretações das obras e filmes escolhidos.

I Círculo de Leitura e Cinema

OBJETIVO: Promover o Letramento Literário e cinematográfico através de Círculos, que visam o compartilhamento das experiências leitoras e fílmicas dos educandos e o aprofundamento de suas interpretações das obras e filmes escolhidos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Desenvolver múltiplas habilidades em leitura de textos, textos literários e filmícos; Promover discussões e debates sobre os textos e filmes; Proporcionar interpretações "livres" de textos literários para instituir o prazer da leitura no educando; Ampliar habilidades de Oralidade, Letramento Literário, Análise Linguística, análise fílmica e etc; Desenvolver a percepção visual do educando; Analisar a forma de ver e ler as representações do mundo produzidas pelo Cinema.

JUSTICATIVA:

A leitura é uma das necessidades de sobrevivência em uma sociedade letrada. Embora, esteja em todo lugar, seu acesso ainda é restrito pela ausência de letramento para usufruir de seus inúmeros benefícios e a escassez de políticas públicas de acesso ao livro criam impossibilidades para que sejamos de fato um país de leitores. Essas dificuldades se tornam exponenciais quando falamos de textos literários, que cada vez mais tem ficado distante do "chão da escola". Pois, o currículo escolar brasileiro é pautado em conteúdos que atendem ao projeto educacional vigente.

Outro desafio é a leitura fílmica na escola, embora seja um direito assegurado na LDB(9.394/96) como um componente curricular complementar, sua exibição é obrigatória por no mínimo 2(duas) horas mensais.(Incluido pela Lei nº13.006,de 2014).

Ainda, a sétima arte é maculada com estereótipos como válvula de escape para não ministrar os conteúdos programáticos e outras definições endógenas que só desnuda nossas limitações em relação aos textos fílmicos. Bem como, as dificuldades em aprender e ensinar a leitura de imagem que é um desafio global.

Portanto, é urgente e necessário proporcionar aos nossos educandos a recepção de textos literários e de filmes, pois, esses são tecidos compostos por diversos elementos visuais, verbais, sonoros, arranjados de acordo técnicas específicas, que conduz ao educando ao letramento da arte cinematográfica e literária . Diante desses múltiplos desafios o Círculo de Leitura e cinema visa criar um espaço para leitura literária e textos fílmicos, instigar o prazer pela leitura numa constante ampliação do horizonte de expectativas.

METODOLOGIA: No período de 25 de agosto a 05 dezembro 2020 serão escolhidas ou indicadas obras e filmes para que os educandos possam fazer suas leituras literárias, não literárias e fílmicas individuais. Em seguida serão marcados os encontros para o compartilhamento e aprofundamento das suas interpretações na perspectiva da ampliação do seus horizontes de expectativas.

Por isso, durante as discussões, toda contribuição é bem-vinda e não há interesse em formar especialistas, antes de nos reunir para as discussões, as diversas maneiras como o texto pode ser lido e/ou o filme pode ser visto, sem que seja considerada melhor que a outra, ou chegar num consenso, o que não impede que sejam revistas e ampliadas a luz da contribuição de todos.

PÚBLICO ALVO: Alunos do 2anos.

PERÍODO: 23 de agosto a 05 de dezembro 2020

RESPONSÁVEL: Todos os professores da escola EREMDAG.

REFERENCIAS:

COSSON,Rildo. Círculo de leitura e Letramento Literário. Contexto.São Paulo:2014.

BRASIL. _LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília:1996.

THIEL.Grace Cristiane & THIEL. Janice Cristine.Aymará.Curitiba:2009.

Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
±1000 visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Maria Alice Santos ESCRITO POR Maria Alice Santos Escritor
Matriz de Camaragibe - AL

Membro desde Julho de 2019

Comentários