Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DA IGREJA SANTO ANTÔNIO DA FAZENDA DO FURADO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DA FAZENDA DO FURADO. SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.

Quando os holandeses invadiram a Capitania de Pernambuco em 1630. Eles estiveram também em Alagoas como todo mundo sabe, Alagoas pertencia a esta capitania.
Vários pontos de Alagoas foram vítimas dos holandeses, inclusive São Miguel.
Aqui em São Miguel, eles apossaram-se dessa belíssima igreja, antes ela era uma capela e fazia parte do complexo do Engenho Santo Antônio do Furado.
Eles usaram a capela como escondirijo e fizeram um túnel subterrâneo que ia dá de encontro com o rio São Miguel. Quando eles avistavam às tropas portuguesas, eles entravam dentro do túnel e saia no salão da capela e vice versa. Segundo relata em seu livro, a escritora miguelense, Guiomar Alcides de Castro.
O tempo que passaram na capela, os holandeses deixaram alguns traços de artes, eles esculpiram na parede, próximo ao teto, um Casal de Anjos Celestial.
No decorrer dos anos, foi construído uma nova frente, agregada a capela, com várias entradas ovuladas, tanto na frente como nos lados laterais.
A frente foi erguida com característica neoclássico, com diversos objetos de enfeitos e detalhes em barrocos, tanto na torre como nas fachadas.
Em 1725, a capela foi elevada a categoria de igreja, sua fundação é contada a partir dessa data.
Antigamente os antes queridos da família Cavalcante, eram sepultados dentro da igreja, mas este ato de misericórdia foi empatado pelo clero, anos depois, foi construído anexo a igreja, um cemitério dericionado a família.
Reza a história que aconteceu um incêndio dentro da igreja, provocando por um circuito de energia, o fogo destruíu boa parte da sua originalidade interna, principalmente, o teto de madeira e o seu altar-mor, mas, tão logo, a família Cavalcante refez o prejuízo, construiu um novo teto e um novo altar.
Também neste local, originou-se a Lenda da Princesa do Furado, que faz parte do contexto histórico e cultural do município.
Segundo os moradores da fazenda, foram também encontrados, diversos tesouros enterrados nas imediações da igreja, deixados pelos holandeses.
A igreja de Santo Antônio, fica localizada na zona rural do município de São Miguel dos Campos, dentro de uma propriedade privada, denominada de Fazenda do Furado, pertencente ao casal, José Cavalcante e Wilma Jatobá Cavalcante.
Para visitar esta belíssima obra de arte, tem que agendar com os proprietários.
A igreja de Santo Antônio da Fazenda do Furado, também faz parte dos 519 anos do descobrimento do Rio São Miguel e dos 156 anos de Emancipação Política do Município de São Miguel dos Campos.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários