Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DO SOBRADO DA FAMÍLIA CÉSAR LOPES DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.

• Atualizado

O SOBRADO DA FAMÍLIA CÉSAR LOPES

Em entrevista comigo, a dona desse fabuloso solar, dona Doracy César Lopes, esposa do Sr. Aurélio Villanova Lopes, em vida, afirmou-me que sua residência é da mesma época do palacete da baronesa, atual Casa da Cultura. Ambos são de 1827. Segundo relatava seu pai.
Doracy César Lopes era filha de Rosa Jatobá e do agricultor e industrial José César Texeira e irmã de Jumelice, esposa do Sr. Artur César Nogueira. Já seu marido, Aurélio Villa Nova Lopes era de origem espanhola.
Quando o casal faleceram o sobrado passou a pertencer ao filho do casal, Petrucio César Lopes (In memória) que era casado com dona Ismênia Cavalcante Pessoa, filha do Tabelião e Ex. Prefeito do município de São Miguel dos Campos, Moacir Cavalcante de Albuquerque Pessoa. O casal tive duas filhas: Carol e Clarisse.
Depois do falecimento do marido, dona Ismênia foi residir em Maceió, quem ficou morando no sobrado foi uma das suas filhas, mas ela sempre vem visitar a família. Além do sobrado, o casal também herdou às terras da fazenda Sinimbu, próxima a Usina Caeté.
O luxouso sobrado foi erguido com característica neoclássico, contendo nas fachadas detalhes em barroco.
Já no andar de cima do sobrado foi instalado um pequeno museu, onde guarda uma boa parte das obras do artista plástico Roberto César Lopes. Além de móveis antigos, imagens sacras e diversos objetos que pertenceram ao pintor.
Este riquíssimo acervo é de propriedade da família.
Roberto César Lopes era filho de Aurélio Villa Nova Lopes e de dona Doracy César Lopes e irmão de Petrucio César Lopes. O mesmo era parente do consagrado pintor miguelense, Fernando Lopes. Seus pais, eram primos legítimos. Roberto César Lopes faleceu no dia 01 de junho de 1994.
Este belíssimo solar fica localizado próximo a Praça do Centenário, por sinal, ele está bem conservado pela família.
O sobrado dos Lopes é uma das relíquias existentes na cidade e faz parte do contexto histórico e cultural do município de São Miguel dos Campos.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários