Tema Acessibilidade

Faxineiros alados

O Urubu-de-cabeça-preta, Ave de rapina, Faxineiros Alados ou Comedores de Carniça, como as outras espécies de urubus, possui a cabeça depenada, tem pouca pelagem, sendo um pouco rugosa. Essa espécie possui uma boa visão e um olfato apurado, mas não tanto como seu parente mais próximo, o Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), que localiza a caça três vezes mais rápido que essa espécie. Isto se deve ao fato de que a parte do seu cérebro que se encarrega do instinto olfativo é cerca de três vezes maior do que a dos urubus-de-cabeça-preta. Possui de 56-74 cm de comprimento, com envergadura de 1,33-1,67m; fácil de se dobrar.

Os Urubus-de-cabeça-preta fazem ninhos e se reunem para suas "reuniões" em terrenos longe e escondidos da presença humana. Nas madrugadas se ajuntam para se resguardarem dos predadores. Vivem em bandos. Onde o Urubu-Rei [cabeça-vermelha] vai, os outros o acompanham e está sempre rodeado dos seus, seja nas matas, descampados ou nas montanhas. Anda com elegância e cabeça alta. Suas penas fazem como que uma capa [blindagem] a sua volta e qdo levanta uma das asas [a direita principalmente], indica sua autoridade ditatorial sobre os demais. Suas pernas, qdo se sobem as pelugens, são longas e brancas. As outras espécies, segundo o zootécnico Ferdinando Capanás - Portugal, na hierarquia, inferiores, sempre estão à sua volta o guardando de animais assim como ele, carnívoro ou "talpas avibus omnique", roedores de carniça.

Jesus em seu discurso escatológico nos informa em Mateus que "onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres [Urubus comedores de carniça]".

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Iraldir Fagundes ESCRITO POR Iraldir Fagundes Escritor
-

Membro desde Setembro de 2020

Comentários