Tema Acessibilidade

RIO SÃO MIGUEL, O PRIMEIRO RIO DESCOBERTO NO BRASIL PELOS PORTUGUESES.

• Atualizado

Logo após o descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500, o rei de Portugal Dom. Manuel, o aventureiro, de imediato organizou um grupo de navegadores para fazerem uma exploração geográfica no litoral brasileiro. A finalidade dessa expedição era de conhecer o solo e a riqueza litorâneas da nova terra descoberta.
Em 10 de Maio de 1501, a caravana saiu de Portugal com destino ao Brasil. A frota era composta de três caravelas. Uma dela era pilotada pelo italiano Américo Vespúcio e comandada pelo português Gonçalves Coelho. Ao chegar no Rio Grande do Norte, os navegadores descobre o Cabo de São Roque, em 16 de agosto de 1501, na proximidade do município de Maxaranguape. Logo em seguida a frota segue viagem ao encontro do litoral pernambucano e desvenda o Cabo de Santo Agostinho, em 28 de agosto de 1501. No decorrer da viagem, já em solo alagoano, posteriormente na Barra de São Miguel, os navegadores avista uma lagoa, denominada de "Lagoa do Roteiro". E ao adentra na lagoa, descobre a foz de um rio.
Conforme como está escrito na historiografia do Brasil, todos os acidentes geográficos descobertos pelos portugueses, recebiam um nome de uma Santidade. De acordo com a data de aniversário de cada Santo. Como o dia 29 de setembro era consagrado pela Igreja católica ao Arcanjo São Miguel, Gonçalves Coelho e Américo Vespúcio, puseram o nome do rio descoberto, de "Rio São Miguel", em homenagem a data de nascimento do Santo. Este Fato aconteceu no dia 29 de setembro de 1501.
Segundo o calendário escrito pelos navegadores durante o desbravamento da viagem, o rio São Miguel foi o primeiro rio descoberto pelos portugueses no Brasil. O rio São Francisco, foi descoberto cinco dias depois. Ou seja, em 04 de outubro de 1501.
No desenrolar da viagem, os navegadores descobrem outros pontos geográficos: Baía de Todos Santos em 01 de novembro de 1501, Cabo de São Tomé em 21 de dezembro de 1501, Rio de Janeiro em 01 de janeiro de 1502, Angra dos Reis em 06 de janeiro de 1502, São Sebastião em 20 de janeiro de 1502 e Porto de São Vicente em 22 de janeiro de 1502.
O rio São Miguel nasce numa pequenina serra batizada de "Frades de Mar Vermelho". Serra que separa Mar Vermelho de Tanque D'arc. E flui no festonamento do patamar de uma fazenda, por nome de "Santa Fe", situada no município de Tanque D'arc. Ele atravessa os seguintes municípios: Maribondo, Anadia, Boca da Mata, São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel e deságua na Lagoa do Roteiro.
Antigamente o rio São Miguel era considerado a principal rota de acesso, tanto para o transporte do açúcar como também para levar as pessoas para outro lugares. Em suas margens viviam os valentes Caetės, conhecido também, como os temidos Senambys.
Infelizmente hoje o rio encontra-se em situação precária, por falta de cuidado, ele está morrendo a cada dia e a cada ano que passa, pedido socorro aos gestores e a população de São Miguel dos Campos.

"O DESCONTENTAMENTO DO RIO SÃO MIGUEL"

Quando fui descoberto,
Pensei que ia ter paz e sossego,
Que ia viver por resto da vida
Recebendo de vocês aconchegos.

Fui eu que dei nome a cidade,
Fiz da minha vida a sua história,
Matei a sede e a fome de muita gente
Presenciei derrotas e vitórias.

Transportei diversas pessoas,
Tanto peso suportei,
Levei gente para o outro mundo
Eu sei meu Deus, que errei.

Acho que a culpa não é minha,
Acredito que seja descuido do tempo,
A cada ano que passa
Noto meu corpo morrendo.

Já não tenho vontade de viver,
Sinto que meus dias estão chegando,
Apenas te peço São Miguel
Que preserve o meu nome e o meu passado.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários