Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DO LOTEAMENTO JACI CLEMENTE E DA PRAÇA JOSÉ NIVALDO DOS SANTOS, DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

• Atualizado

PRIMEIRA PARTE: O LOTEAMENTO

Quando o empresário George Clemente assumiu a prefeitura de São Miguel dos Campos no pleito de 2013 a 2016. À sua intenção era de construir um conjunto residencial na parte alta da cidade, para suprir as necessidades domiciliar das pessoas carentes. A área urbana foi planejada profundamente residencial. O conjunto residencial fica depois do Loteamento Hélio Jatobá III, no Bairro de Nossa Senhora de Fátima.
O conjunto foi alavancado em parceria com o Governo Federal, através do programa "Minha Casa, Minha Vida", onde 830 pessoas foram contempladas.
As casas foram construídas com revestimento em cerâmica, forro de PVC e com sistema de aquecimento solar.
O residencial foi batizado com o nome da genitora do prefeito "Conjunto Residencial Jaci Clemente". Jaci Clemente Vieira nasceu no distrito de Jequiá da Praia, terra pertencente ao município de São Miguel dos Campos, na época. Jaci era casada com Antônio Pedro Vieira, conhecido popularmente pelo pseudônimo de Garoto. E desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Geisa, Maria, Janice, Raimunda, Genilza, João, José, Antônio, Genival e George.
Jaci Clemente Vieira era uma pessoa simples, humilde e carismática, que dedicou toda sua vida à família, principalmente aos filhos. Era uma mulher guerreira, ativa e batalhadora, trabalhou por muito tempo na Companhia de Fiação e Tecidos Vera Cruz, sempre esteve ao lado do marido, em qualquer situação.
Jaci Clemente deixou em vida, um grande legado de amizade e um exemplo de vida para ser seguido, não só pela família como também pelo povo da sua terra natal.

SEGUNDA PARTE: A PRAÇA

Em 2017, na gestão do prefeito Pedro Ricardo Jatobá, os moradores do conjunto residencial Jaci Clemente, fizeram uma reivindicação ao prefeito do município para que ele construísse uma praça no loteamento que proporcionasse conforto e lazer para todos da comunidade. E o prefeito atendeu ao pedido dos moradores, a praça de lazer foi alavancada na quadra principal do loteamento Jaci Clemente, com os seguintes equipamentos: Quadra de futebol de areia, canteiros com gramas, bancos de alvenarias, postes com luminárias Led e um parque de brinquedos para as criançadas.
O Espaço de Lazer passou a ser o ponto de encontro dos moradores e dos jovens do loteamento, principalmente aos sábados e aos domingos, quando os pais levam os filhos para se divertir. O Espaço de Lazer recebeu o nome do Sr. José Nivaldo dos Santos. José Nivaldo dos Santos nasceu na cidade alagoana de Marimbondo, no dia 15 de Julho de 1955. Filho de Maria Francisca da Conceição, também conhecida como dona Menininha. Era casado com Maria José da Conceição dos Santos, desse casamento nasceram os seguintes filhos: Franco, Fábio, Fabiana e Flávia dos Santos Oliveira. José Nivaldo dos Santos era funcionário público da prefeitura municipal de São Miguel dos Campos, trabalhava como vigilante escolar, na Escola Municipal Desembargador José Fernando Lima de Souza. Era uma pessoa simples, humilde e bem vista no setor de trabalho, querido por todos, principalmente pelos professores e pelos alunos da instituição. Infelizmente José Nivaldo dos Santos sofreu um acidente no trabalho, quando caiu de um cadeira e bateu com a cabeça no chão, tendo traumatismo craniano. Este servidor público e baluarte da educação miguelense, faleceu no dia 04 de setembro de 2015. Seu corpo está sepultado no cemitério do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas.
A Praça de Lazer José Nivaldo dos Santos fica localizada no loteamento Jaci Clemente, no bairro de Nossa Senhora de Fátima, na parte alta da cidade. A mesma foi inaugurada no dia 14 de agosto de 2020.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários