Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DO BAIRRO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E DA PRAÇA PADRE CÍCERO, DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

• Atualizado


PRIMEIRA PARTE: O BAIRRO

A Companhia de Habilitação Popular de São Miguel dos Campos – COHAB, foi criada na gestão do Governador do Estado de Alagoas Antônio Semeão Lamenha Filho e do vice – governador Manuel Sampaio Marques Luz, em 1968.
O terreno foi desapropriado pela prefeitura municipal na administração do prefeito Humberto Maia Alves. Antes, esta área era um sítio de mangueira, pertencente ao Sr. Edgar Soares Palmeira, daí o nome de "Chã da Manqueira". A finalidade do governador era de favorecer o acesso à habitação digna à população de menor renda, obedecendo às normas e critérios estabelecidos pelo Governo Municipal e pela legislação federal.
Nos idos de setenta, muitos moradores venderam suas casas a terceiros, alegando que não tinham condições financeiras de mantê-la, pois o custo do transporte era muito alto, tanto para descer como para subir. Já outros, permaneceram no ambiente e reformaram e ampliaram as suas casas.
A primeira escola a ser construída no loteamento da Chã da Mangueira, foi a Escola Municipal Professora Maria Rosa, que foi alavancada na gestão do prefeito Júlio Soriano Bomfim, que administrou o município, de 1969 a 1972. A escola foi inaugurada no dia 29 de setembro de 1972.
Quando Humberto Maia Alves foi reeleito prefeito do município, em 1973 a 1976, ele desapropriou outros terrenos adjacentes ao loteamento da Chã da Mangueira e fez a doação dos lotes para as pessoas carentes da cidade.
Com o aumento do loteamento, por lei, o prefeito Humberto Maia Alves lhe pôs o nome de bairro de Nossa Senhora de Fátima. Nossa Senhora de Fátima ou formalmente Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das Invocações Marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima – Portugal. A igreja de Nossa Senhora de Fátima foi construída em 1989, pelo monsenhor Hidelbrando Guimarães com apoio dos fiéis e do prefeito do município, Francisco Hélio Jotobá. Em 13 de maio 2008, a igreja passou a condição de Paróquia da Cidade Alta e a Santa, a padroeira do bairro. também no governo de Francisco Hélio Jatobá de 1989 a 1992, foi criado o Centro Social Urbano – CSU e o Clube do Canavieiro, que muito contribuiram para o crescimento e desenvolvimento do barrio, tanto na área cultural como na área social.
Nas duas gestões do prefeito Nivaldo Jatobá, o bairro de Nossa Senhora de Fátima teve um grande evolução, principalmente na sua extensão, quando foram construídos os loteamentos Hélio Jatobá I e II. Nesta época, havia no bairro um Campo de Vaquejada, administrado pelos irmãos, Beto e Fernando Sampaio.
Na verdade, cada prefeito que passaram por São Miguel dos Campos, contribuiram com o progresso e a intensidade do bairro. Foi o caso de Rosiane Santos que construiu o loteamento Hélio Jatobá III e do prefeito George Clemente com a construção do loteamento Jaci Clemente e o Novo São Miguel.
* Obs: Na Câmara Municipal Existe um projeto catalogado, para que o loteamento Senador Rui Palmeira, passe a condição de bairro, enquanto o projeto não for aprovado, por lei, ele continuará sendo loteamento, agregado ao barrio de Fátima.
Na gestão do prefeito Pedro Ricardo Jatobá, o bairro foi beneficiado com várias obras, onde foram construídos diversos equipamentos direcionados a comunidade local.
O bairro de Nossa Senhora de Fátima tornou-se num grande centro comercial, onde são encontrados, Farmácias, Lojas de Construções, Lojas de Roupas e Calçados, Lojas de Peças para Motos e Automóveis, Oficinas Mecânicas, Academias de Ginásticas, Restaurantes, Bares, Pousadas, Balneários, Motéis, Supermercados, etc. Além dessas ferramentas, ainda podemos encontrar no barrio, outros equipamentos, tais como: Escolas Municipais, Escolas Particulares, Postos de Saúde, Clubes Recreativos, Praças de lazer, Ginásio de Esporte, Igrejas Católicas, Igrejas Evangélicas, Casas de Axés e muito mais... Ainda existe um Estádio de Futebol - O Ferreirão, uma Faculdade - UNEAL, um Instituto Federal - IFAL, uma Unidade de Atendimento - UPA, uma Associação de Moradores do Bairro, uma Biblioteca - SESI, uma Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, um Departamento do Corpo de Bombeiro Militar e uma Companhia da Polícia Militar.
Hoje o bairro de Nossa Senhora de Fátima é a referência do município de São Miguel dos Campos. É bem iluminado, pavimentado e urbanizado.

SEGUNDA PARTE: A PRAÇA

A Praça Cristo Rei foi construída desde a fundação do Conjunto da COHAB, em 1968, pelo prefeito Humberto Maia Alves que governou o município de São Miguel dos Campos de 1965 a 1968. Quatro anos depois, foi construído na proximidade da praça, a primeira escola do Conjunto COHAB, depois Chã da Mangueira, denominada de Escola Municipal Professora Maria Rosa, inaugurada no dia 29 de setembro de 1972, na gestão do prefeito Júlio Soriano Bomfim.
Na segunda gestão do prefeito Humberto Maia Alves de 1973 a 1976, a praça ganhou um novo visual, nela foi posta a estátua do Padre Cícero Romão Batista, o Santo do Juazeiro. A estátua foi trazida de Maceió, pelo Secretário de administração do município João Tadeu Figueredo Alves, em 1973. A partir dessa data, a praça passou a ser chamada de " Praça Padre Cícero". Cícero Romão Batista foi um sacerdote católico brasileiro na devoção popular. Ele era chamado de Padre Cícero ou Padim Ciço. Padre Cícero era um homem bastante carismático, onde obteve um grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará, bem como do Nordeste. Em 1977, foi canonizado pela Igreja Católica Apostólica Brasileira. Padre Cícero nasceu na cidade do Crato, estado do Ceará, no dia 24 de março de 1844 e faleceu na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará, no dia 20 de Julho de 1934.
A sua primeira reforma aconteceu na administração do prefeito Francisco Hélio Jatobá, que geriu o município de 1989 a 1992. Foi quando a praça ganhou uma nova estrutura, foi alavancado de frente para via principal, dois canteiros na entrada da praça em alto astral, além de bancos de alvenarias e postes com luminárias global e ainda mais, foram plantados diversos tipos de árvores.
A praça passou a ser, o ponto de encontro dos estudantes do Maria Rosa como também da comunidade em geral. Ela também é o ponto de referência de ida e de volta, dos ônibus e das vans para a cidade baixa . A sua última reforma aconteceu no governo de Pedro Ricardo Jatobá, que gorvenou o município de 2017 a 2020, quando foram acrescentados na praça, os seguintes aquipamentos: Dois quiosques de lanches, play gloude, postes com luminárias LED e um espaço (Mandala) para eventos culturais, como por exemplo: A capoeira. A praça Padre Cícero Romão Batista é considerada um dos cartões postais do município. Todos os anos no bairro, comemora-se o dia do nascimento e da morte do Santo Padre, onde é rezada uma missa de ação de graças, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima e logo após a missa, é realizada a sua festa, com benditos e novenas.
O bairro de Nossa Senhora de Fátima, é onde concentra-se a maioria dos romeiros da cidade, todos os anos, eles viajam para Juazeiro do Norte para participar das peregrinações alusivas ao Santo Padre. Os ônibus, são cedidos pela prefeitura municipal. É ressaltar que antes, os romeiros viajavam de caminhões alugados, em forma de cooperativismo, os caminhões eram chamados na época, de Pau – de - Arara.
O Padre Cícero Romão Batista, com certeza é o grande protetor dos moradores e dos cristãos desse lugar.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários