Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO MAESTRO E PROFESSOR BRÁULIO MOREIRA PIMENTEL.

• Atualizado

BIOGRAFIA DO MAESTRO E PROFESSOR BRÁULIO MOREIRA PIMENTEL.

Bráulio Moreira Pimentel nasceu no dia 14 abril de 1926, na zona rural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. Numa pequenina casa localizada na vila operária da antiga Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel, também conhecida popularmente como Fábrica de Tecidos Sebastião Ferreira.
Bráulio Moreira Pimentel é filho de José Moreira Pimentel e de dona Maria Rosa Pimentel.
Casou-se com Luísa Agostinho Pimentel e desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Maria, Antema, Auxiliadora, Maria José, Margarida, Roberto e José Agostinho Pimentel.
Naquela época, todos os pais exegiam que os filhos tivessem um ofício de vida e com ele não foi diferente.
Aos dez anos de idade ingressa na Escola de Música, tendo como professor o seu próprio pai.
Seu pai além de Professor de Música, era também Maestro da Banda Filarmônica " Cangaraço " de propriedade do Sr. Abelardo Lopes, dono da indústria têxtil.
Bráulio Moreira Pimentel era dono de um saber incomparável, sua criatividade pela música, chamava atenção de todos os músicos residentes na fábrica como também os seus colegas de classes, pois Bráulio Pimentel com apenas onze anos de idade, já tocava bombardino, como gente grande.
Ele na adolescência, criou diversas orquestras como também outros equipamentos relacionados à musicalidade.
Foi Maestro e fundador da tradicional banda de música " Carapeba " que tanto animou o carnaval de São Miguel dos Campos, principalmente no antigo Mercado da Farinha, conhecido também como Légua, hoje no local, funciona a Escola Municipal Mário Soares Palmeira.
Também a banda de música Carapeba abrilhatava às prévias carnavalescas e as maratonas, que eram realizadas na Praça do Relógio.
Na década de setenta, funda na sua própria residência uma escola de música, intitulada de " Escola de Música São Miguel ". Com intuito de encentivar os jovens, adentrar para o mundo encantado da música.
É autor da melodia e da harmonia do hino municipal da cidade de Jequiá da Praia, e também fez, a nova instrumentação do hino municipal de São Miguel dos Campos.
Compôs vários dobrados, frevos carnavalescos, valsas, além de diversas poesias.
Trabalhou como professor de música, na Casa da Cultura, na gestão do prefeito Nivaldo Jatobá, onde funda a " Banda de Música Municipal ", juntamente com a diretora da casa, Professora Gladys Bezerra Apratto e do Articulador de Cultura, José Barbosa de Moura.
Hoje a banda de música, é batizada com seu nome, " Banda de Música Municipal Maestro Bráulio Moreira Pimentel ".
Bráulio Moreira Pimentel é um exemplo de vida, de talento e de obstinação, para Alagoas e para a cidade de São Miguel dos Campos.
Ele é membro do Sindicato dos Músicos Profissionais de Alagoas.
Atualmente o maestro reside em Maceió, no bairro Benedito Bentes.

( Biografia Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários