Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA PROFESSORA NOÊMIA BASTOS.

• Atualizado

Noêmia Pereira Bastos nasceu no dia 14 de março de 1910, no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, num lindo casarão, localizado na Rua da Aurora, atual Rua Bernardo Lopes. Filha de André Cursino Bastos e dona Ana Pereira Bastos. Noêmia Bastos era irmã de Celeste, Belinda, Mário, Aristóteles, Tancredo, Ulisses, Jonas e Anésio Pereira Bastos.
Iniciou a profissão de educadora no final da década de trinta, ainda muito jovem, lecionando para as crianças do Grupo Escolar Visconde de Sinimbu, a linguística do abecedário como também o programa do ensino primário, onde agregava as seguintes matérias básicas: Português, Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais. Nesta época a educação era de métodos bastante rígido, principalmente na aula de matemática, quando os discentes eram abordados com as perguntas da tabuada. Eles tinham que responder as questões na ponta da língua, àqueles que não sabia responder, tinha que copiar no caderno o assunto cem vezes, até aprender.
Noêmia Bastos era uma pessoa de boa Índole, humilde e muito humana, além de uma profissional bastante competente, admirada por todos da educação, principalmente pelos seus colegas de profissão.
Noêmia era muito carismática, fazia questão de ajudar as pessoas mais necessitadas da cidade. Na década de cinquenta foi nomeada para ocupar o cargo de diretora do Grupo Escolar Visconde de Sinimbu, por sinal fez um excelente trabalho na instituição, onde realizou diversos projetos para beneficiar o corpo docente da escola como também foi uma das pioneiras, para que a educação tivesse prioridade no município. Ainda nos idos de cinquenta foi convidada para ensinar particular na escola dirigida pela Professora Dionísia Apratto, mãe do Historiador e Professor Douglas Apratto Tenório. A escola funcionava no salão nobre do Cinema e Teatro Ideal de propriedade da família "Apratto e Medeiros".
O prédio ficava localizado ao lado da Praça do Centenário por trás da Paróquia de Nossa Senhora do Ó.
Noêmia Bastos foi uma das incentivadoras para a criação do Ginásio São Miguel juntamente com outras colegas de profissão e alguns intelectuais da cidade, tais como: Professora Nunila Machado, Professora Abigail Correia de Sá, Professora Terezinha Correia e Monsenhor Benício Dantas. O ginásio funcionava à noite, nos compartimentos do Grupo Escolar Visconde de Sinimbu. Também havia uma extensão no prédio do Montepio dos Artistas, próximo a residência do Sr. Francisco Marques de Moura, Pai do Articulador Cultural, José Barbosa de Moura. Segundo relatos de algumas pessoas que conviveram com ela, dona Noêmia quando saia para passear, principalmente aos sábados e aos domingos, parecia uma baronesa, padronizada com um lindo vestido longo de cor branca, em uma das mãos um leque personalizado e na cabeça um belo chapéu carandá de palha fina. Sempre estava presente nas missas de sábados e domingos, celebrada pelo Pároco Júlio de Albuquerque e posteriormente pelo Padre e depois Monsenhor Benício Dantas, ao lado dos familiares e dos amigos.
Noêmia Bastos foi uma das baluartes da educação do município de São Miguel dos Campos. Deixou um grande legado de conhecimento educacional, tanto para os seus familiares como também para as novas gerações de professores.
Noêmia Bastos faleceu no dia 11 de dezembro de 1964, na cidade de São Miguel dos Campos. Seu corpo está sepultado no Cemitério de Nossa Senhora da Consolação.
Na gestão do Prefeito Humberto Maia Alves foi construído no município uma escola em homenagem a sua pessoa, intitulada de Escola Municipal Professora Noêmia Bastos. A escola foi inaugurada no dia 02 de abril de 1968, com a presença do Governador do Estado de Alagoas, Antônio Semião Lamenha Filho.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários