Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO PREFEITO JOSÉ DE MEDEIROS APRATTO

• Atualizado

José de Medeiros Apratto nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 06 de abril de 1908, na dependência de um belíssimo solar de propriedade dos seus pais. O sobrado ficava localizado de lado da Praça Padre Júlio de Albuquerque, na proximidade do Banco do Brasil, onde é hoje o INSS.
José de Medeiros Apratto era filho do empresário Salvador Espenelle Apratto e de dona Rosa de Medeiros Apratto. O pai era de origem italiana e a mãe filha de uma tradicional família miguelense. José de Medeiros Apratto era tio do renomado professor e historiador Douglas Apratto Tenório.
José de Medeiros Apratto era visto como uns dos grandes intelectuais da cidade, um profundo conhecedor na área de administração industrial, que levou a ser convidado por Aberlado Lopes a administrar como diretor e presidente da Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel, conhecida também como Fábrica de Tecidos Sebastião Ferreira.
Em 1946, foi candidato a prefeito do município, apoiado pelo Governador do Estado de Alagoas Silvestre Péricles e pelo industrial Aberlado Lopes, sendo eleito prefeito com a maior apuração dos votos válidos.
José de Medeiros Apratto assumiu a prefeitura do município de 1947 a 1950, nesta época, a prefeitura funcionava no prédio onde é hoje a Casa da Cultura. Durante sua gestão implantou diversos benefícios em prol da cidade de São Miguel dos Campos e no decorrer da sua administração, deu uma melhorada nas bicas naturais do município, tanto na bica do Pitu como na bica Grande, localizada na Rua da Bica, ambas foram encanadas com tubos de ferro, Antes às águas da bicas eram transportadas por bambuns. Além disso ele construiu diversos chafaris para suprir as necessidades das pessoas mais carentes da cidade. Ele é considerado em Alagoas, o pioneiro na implantação do sistema da água humana para o município de São Miguel dos Campos.
A sua obra mais importante foi a construção da Ponte de Concreto sobre às águas do Rio São Miguel. A ponte foi concluída e inaugurada em 1950, com a presença do excelentíssimo governador do Estado de Alagoas, Silvestre Péricles.
Conforme a historiografia do município, Zeca Apratto como era mais conhecido, já está imortalizado no contexto histórico e cultural do município, por ter sido o primeiro prefeito eleito pelo povo, após a "Redemocratização do País", antes os prefeitos eram indicados pelos governadores.
Este grande baluarte da política miguelense, faleceu no dia 14 de setembro de 1960.
Na cidade existe dois órgãos, batizados com o seu nome: O Ginásio de Esporte no Bairro Geraldo Sampaio e uma rua localizada no Bairro do Paraíso.

( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários