Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DA URNA FUNERÁRIA ENCONTRADA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS.

• Atualizado

URNA FUNERÁRIA ENCONTRADO NO ANTIGO DISTRITO DE JEQUIÁ DA PRAIA. NA ÉPOCA JEQUIÁ DA PRAIA PERTENCIA AO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS.

Está Urna Funerária, também conhecida como Igaçaba foi encontrada nas terras do Engenheiro Cívil Matias Costa Barros, neto do Capitão Matias Costa Barros da cidade de Anadia, e sobrinho de Maria Carolina da Costa Barros "A Baronesa de Jequiá".
A igaçaba é uma peça de argila índigina do século XVIII. Ela era usada para fazer os sepultamentos dos índios.
Essa igaçaba foi encontrada no meio de uma escavação de plantio de cana-de-açúcar, na Fazenda Santa Luzia, localizada na região da Usina Cansançāo de Sinimbu.
A igaçaba foi doada para o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - IHGA, em 1904. É o que relata, a escritora Guiomar Alcides de Castro em seu livro "São Miguel dos Campos", lançado em 1964, pela Editora Sergasa.
Também há comprovação, que na região da Estação do Furado, próxima a Fábrica de Cimento Atol, existe um "Sítio Arqueológico". Este fato está registrado no Almanaque do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
Reza a história, que nesta região foram encontrados, uma urna funerária e diversos vestígios de origem índigina". Como por exemplo: Arcos e flechas.
Segundo os antigos funcionários da Petrobrás, os materiais históricos foram achados durante uma perfuração, quando os técnicos da petrobrás vieram fazer um estudando no sub-solo dessa região. Fato que aconteceu no início do século XX. Infelizmente este fato não foi registrado em ata.
Os funcionários da empresa, afirmaram que os vestígios encontrados nesta região, foram encaminhados para o estado da Bahia.
Diante desses fatos, podemos consultar, que às regiões citadas acima, eram habitadas por índios. Provavelmente descendentes dos Caetės.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários