Tema Acessibilidade

APENAS A REGIÃO DO FURADO, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL. É CONSIDERADA UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO.

• Atualizado

Foi encontado nas terras do Engenheiro Cívil Matias Costa Barros, neto do Capitão Matias Costa Barros da cidade de Anadia e sobrinho da "Baronesa de Jequiá", Maria Carolina da Costa Barros, uma Igaçaba Índigina do século XVIII, no meio de uma escavação de plantio de cana-de-açúcar, na Fazenda Santa Luzia, localizada na região da Usina Sinimbu.
A mesma foi doada para o Instituto Histórico e Geografico de Alagoas - IHGA, em 1904. (É o que relata a escritura Guiomar Alcides de Castro, em seu livro, "São Miguel dos Campos").
Também há comprovação, que na região da "Estação do Furado", próxima a Fábrica de Cimento Atol, existe um "Sítio Arqueológico". Este fato está registrado no Almanaque do Instituto Histórico e Geografico de Alagoas.
Reza a história, que nesta região foram encontrados, uma "Urna Funerária e diversos vestígios de origem Índigina, como por exemplo: Arcos e flechas".
Os materiais históricos foram achados durante uma perfuração, quando os técnicos da Petrobrás, vieram fazer um estudando no sub-solo dessa região. Este fato ocorreu no início do século XX. Mas, Infelizmente este fato não foi registrado em ata. (Segundo os funcionários antigos da empresa, afirmam que os vestígios encontrados nesta região, foram encaminhados para o estado da Bahia).
Diante desses fatos, podemos consultar, que às regiões citadas acima, eram habitadas por índios.
Provavelmente, descendentes dos Caetės.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±100 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários