Tema Acessibilidade

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS NÃO PERTENCIA A CIDADE DE ANADIA E SIM, A CIDADE DE ALAGOAS, ATUAL MARECHAL DEODORO.

• Atualizado

Este documento de lei está registado e protocolado no Arquivo Publico do Estado de Alagoas como também no Departamento Histórico e Cultural do município de São Miguel dos Campos. Ele também foi publicado nos Livros direcionado a historiografia de Alagoas e do município. E ainda mais, ele está guardado, registrado e arquivado em cartório.
O documento aborda a separação da vila de São Miguel da cidade de Alagoas (Atual Marechal Deodoro). Fato que aconteceu no dia 18 de junho de 1864. Mas, o documento só foi assinado no dia 20 de junho do corrente ano, pelo vice - presidente da Província de Alagoas, Galdino de Alcântara Tavares. O mesmo foi registrado e arquivado na Secretaria do Governo.
A partir dessa data, a vila de São Miguel passou à condição de cidade, com a denominação de São Miguel. Anos depois, foi acrescentado a descrição "Dos Campos" em consequência dos Campos de Arrozais de Inhauns. Neste tempo, São Miguel tinha uma vasta plantação de arroz, que ia das terras de Sebastião Ferreira até a nascente do rio Río São Miguel, no distrito de Tanque D'arc. Terra pertencente, Anadia na época.
Pouca gente sabia dessa história, até mesmos os professores, eles só vieram tomar conhecimento dessa tese, mais o menos, na década de oitenta, quando do lançamento da segunda edição do livro da escritora miguelense, Guiomar Alcídes de Castro, sobre a história de São Miguel dos Campos, lançado em 1992, na gestão do Prefeito Francisco Hélio Jatobá.
Mesmo com todas essas informações, ainda hoje tem gente que afirma que São Miguel dos Campos pertencia a cidade de Anadia. Na verdade, o que falta é mais informação, principalmente para essas novas gerações.
Ainda bem, que durante as festividades alusivas à cidade e o descobrimento do Rio São Miguel, existe uma pessoa designada pela educação para falar da importância dessas duas datas dentro do contexto história e cultural do município. Antes, não havia isto, apenas era comemorada as datas. Nem mesmo os gestores, quando estavam discursando falava o nome da cidade, do qual São Miguel foi desmembrado.
É bom salientar mais uma vez, que a vila de São Miguel, desmembrou-se da Cidade de Alagoas e, passou à condição de cidade, pela lei 423, de 18 de junho de 1864. Como todo mundo já sabe, São Miguel dos Campos não pertencia a cidade de Anadia. O município tinha apenas ligação com este município, por causa dos Campos de Arrozais de Inhauns.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários