Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA PROFESSORA DIONÍSIA APRATTO

• Atualizado

Dionísia Apratto Tenório, mas conhecida pelo pseudônimo de Niza. Esse apelido foi dado pelo seu pai, Salvador Apratto em homenagem a cidade de Niza, que foi tomada pelos franceses da Itália e logo após, foi rebatizada de Nice.
Dionísia Apratto nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 20 de novembro de 1919, filha do Prefeito Intendente e empresário Coronel Salvador Apratto e de dona Rosa Cavalcanti.
O pai era de origem italiana e a mãe descendente da tradicional família Cavalcanti do Engenho Furado.
Ela residia com o pai e a mãe e os irmãos no Sobrado localizado na Praça Padre Júlio de Albuquerque. Conhecida também como Praça da Matriz.
Quando seu pai faleceu Dionísia Apratto foi morar no Engenho Furado de propriedade de sua família materna, neste local permaneceu até o casamento.
Dionísia Apratto casou-se com o comerciante Danton Tenório de Albuquerque e desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Rosa, Jeanine, Sebastião e Douglas Apratto Tenório.
O casal residia na Rua Barão de Jequiá, após o cinema Cine - Fox.
Dionísia Apratto sempre foi uma figura exemplar e de uma personalidade sem tamanha, uma mulher que cumpria com seus afazeres, que seja domésticos ou educacionais.
No começo foi muito difícil, pois Dionísia tinha que levar os filhos menores para sala de aula, ainda bem, que todos ficavam quetinhos, aguardando a mãe concluí as suas atividades de ensino.
Dionísia Apratto lecionava na Escola Municipal Senador Rui Soares Palmeira, onde ensinava para os alunos daquela escola, o primário e o ensino fundamental, no período matutino e vespertino.
À noite, ela dava aula na Escola Paroquial São José, para jovens e adultos. A escola era administrada pelo Monsenhor Benício Dantas.
Dionísia Apratto deixou um legado de amor, de carinho e de prosperidade para os filhos, como também para a sociedade miguelense. Um belo exemplo de vida para ser seguido pelas futuras gerações, que seja na área familiar ou na área educacional.
Essa baluarte da educação miguelense, faleceu no dia 19 de novembro de 2012, com 93 anos de idade, na véspera de completar 94 anos.
Em sua homenagem foi construído uma escola batizada com o seu nome, intitulada de "Escola Municipal Professora Dionísia Apratto Tenório".
Pelos relevantes serviços prestados ao ensino e a educação do município.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários