Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO CORONEL E PREFEITO INTENDENTE JOSÉ CALAZANS DE MEDEIROS E SILVA

• Atualizado

O Coronel José Calazans de Medeiros e Silva, é alagoano, natural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas.
Era casado com dona Carolina Coelho de Medeiros. E desse casamento brotaram os seguintes filhos: Carolina de Medeiros Pacheco, João Crisóstomo de Medeiros e José Calazans de Medeiros Filho.
Pelo caráter e pelo bons modo de vida, o Coronel José Calazans de Medeiros e Silva foi indicado pelo governador para assumir o cargo de Prefeito Intendente do município de São Miguel dos Campos.
Durante a sua administração, ele realizou diversas obras em prol da cidade e do povo da sua terra.
Sua principal obra foi a construção do "Cemitério de Nossa Senhora da Consolação" no decorrer do século XIX. Por sinal, neste Campo Santo estão enterrados diversas autoridades de São Miguel dos Campos. Entre elas: Manuel Duarte Ferreira Ferro "O Barão de Jequiá" que faleceu em 1870, Epaminondas da Rocha Vieira "O Barão de São Miguel" falecido em 1897 e sua esposa "A Baronesa de São Miguel" Antônia Leopoldina da Rocha Vieira que faleceu em 1914.
Ele também construiu a Barragem e um banheiro feminino na Rua André Bastos, Intitulado de "Intendência", já demolido.
O Coronel José Calazans de Medeiros e Silva era dono do Sítio Bacalhau, depois do seu falecimento o sítio passou a pertencer ao seu filho José Calazans de Medeiros, onde ganhou uma nova indentidade. O sítio passou a se chamar, "Sítio Boa Esperança".
Na casa grande do Sítio acomoda toda família, alguns moram em outras cidades e outros exercem suas funções de trabalho na capital, mas quase todos finais de semanas ou feriados, alguns deles vem deliciar a natureza e ar puro do referido sítio.
Atualmente quem reside permanente na casa são as irmãs, Telma e Norma de Medeiros e Gilberto, esposo da Dra. Luciana Maria de Medeiros Pacheco.
Segundo a históriografia do município, nesta localidade originou-se a lenda do "Menino do Caju".
O Coronel José Calazans de Medeiros e Silva, deixou um grande legado para a família como também para os municípios de São Miguel dos Campos e do Jequiá da Praia.
Em São Miguel dos Campos existe uma rua nomeada com o seu nome, localizada no Bairro do Paraíso, denominada de "Rua Cel. José Calazans de Medeiros". Também no município de Teotônio Vilela existe uma escola em homenagem a sua esposa, designada de "Centro Municipal de Educação Infantil Carolina Coelho de Medeiros".
Segundo os familiares. Quando o prefeito Nivaldo Jatobá criou o Loteamento José Calazans não foi direcionado ao Coronel José Calazans de Medeiros e Silva e sim ao seu filho, José Calazans de Medeiros, o popular "Juca Calazans".
Juca Calazans era pai das irmãs: Norma de Oliveira de Medeiros, Talma de Oliveira de Medeiros e Selma de Medeiros Pacheco.
Há também no município do Jequiá da Praia uma escola batizada com o seu nome, intitulada de "Escola de Ensino Fundamental José Calazans de Medeiros".

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários